segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sol escaldante prejudica cortador de cana

MPT move ações civis públicas para que usinas controlem a exposição de trabalhadores ao calor nas frentes de trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Bauru/SP ajuizou ações civis públicas (ACP) que pedem um controle da exposição dos trabalhadores no corte de cana-de-açúcar ao calor das frentes de trabalho. Segundo o MPT, investigações conduzidas pelo procurador José Fernando Ruiz Maturana constataram que trabalhadores da região eram submetidos a elevadas temperaturas, que chegam aos 37 graus Celsius na sombra, podendo causar lesões graves à saúde, ou até resultar em mortes por exaustão.

De acordo com o procurador, o cenário encontrado nas frentes de corte da unidade Tarumã (SP), do Grupo Cosan, e da Destilaria Califórnia, em Parapuã (SP ), “não preservava a integridade física dos trabalhadores, que eram submetidos a longas jornadas sob o sol escaldante”. Além do monitoramento da exposição dos trabalhadores ao calor nas frentes de trabalho, as ações exigem o fornecimento de ferramentas adequadas para o cultivo e colheita da cana-de-açúcar e a manutenção de um sistema eficiente de primeiros socorros.

O MPT pede ainda que as pausas exigidas em dias de temperaturas elevadas sejam remuneradas pelas empresas com base na produção do dia, para que o trabalhador não sofra prejuízos, e devem ter a duração mínima de 15 minutos. Por fim, a ação pede a condenação da Nova América e da Parapuã Agroindustrial ao pagamento, respectivamente, de R$ 2 milhões e R$ 1 milhão, por dano coletivo causado aos direitos dos trabalhadores, valor reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O procurador cita estudo realizado por acadêmicos da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) que aponta que o ser humano pode perder cerca de um litro de suor por hora por meio de exercício intenso em um ambiente quente, ou até 4% do peso de um indivíduo de tamanho médio. A exposição ao calor excessivo pode causar cãibras, exaustão e até distúrbios, como perda de consciência, interrupção da transpiração ou enfartes, fatores que podem causar a morte. “Exigir o corte de cana sob o sol forte, sem monitorar ou prevenir a exposição ao calor, atenta contra a lei e contra preceitos de dignidade humana”, informou Maturana.

Procurado desde ontem pela manhã por meio de sua assessoria de comunicação, o Grupo Cosan ainda não deu uma posição sobre a ação do MPT. Na Destilaria Califórnia, ninguém foi localizado para comentar o assunto.

Gustavo Porto
Agência Estado

5 comentários:

  1. Isso mesmo. Vamos arrumar um papa móvel com ar condicionado para o cortador de cana trabalhar.
    Ahhhhh gentinha que não sabe nada do que fala!!!
    Affffff......Alguma vez já foram numa roça ver como é que se trabalha? Então não fiquem escrevendo besteira! Ok?

    ResponderExcluir
  2. Como você pode falar tanta asneira ao mesmo tempo cara. Trabalhadores de lavouras não precisão de papa móvel. precisão apenas de equipamentos de proteção para lidar com o corte de cana que é um trabalho duro e muito mal remunerado, os produtores da cana de açúcar visão somente a lucratividade sem se preocupar com a saúde dos seus trabalhadores.

    ResponderExcluir
  3. A cosan è mt bom pra trabalhar da opirtunidades para AS pessoas ta de parabéns

    ResponderExcluir
  4. ricardo alves de candido mota14 de fevereiro de 2011 às 09:40

    Ola queria falar um pouco da imprea cosan a cosan ela surgiu pra dar maais opotunidades para as pessoas que ta sem empregos aii que a impresa cresçe por que da oportunidades ta de parabéns euu trabalho aii é mt bom tem responsabilidades e se preocupa com os colaboradores ta mt bom de trabalhar aii parabéns cosan cotinua asim que vaii longe

    ResponderExcluir
  5. Gabriel "Direto ao Assunto"10 de fevereiro de 2012 às 19:52

    Infelizmente a falta de conhecimento dos trabalhadores que em busca de uma melhora de vida pra si e sua familia , se submete a este serviço pesado cansativo e trabalham varias horas por dia com temperaturas atingindo 40 graus celsius correndo risco de ter problemas ergonômicos e cardiorespiratórios,desidratação. Normalmente faz uma parada no trabalho só para almoçar , muitas vezes almoçando no chão com as mão sujas como se fosse animais lembrando a época da escravidão sem ter um local adequado para sua reifeição, e as empresas exigindo cada vez mas produção e fingindo que se importa com seu colaborador "CORTADOR DE CANA-DE-AÇUCAR",quando na real eles só se importão porque são obrigados por Leis,porque se as empresas não fornecer EPI, água, fazer os exames de saúde para os funcionários ela poderá ser multada quando denuciada para o Ministério do Trabalho.Para empresa funcionário tem que ser igual máquina começou a dar problemas troca vc por outro funcionário.
    Então voçê que esta nesta função cuidesse pois sua vida vale muito

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...