segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Contaminação por Cobre


O cobre é um mineral essencial ao funcionamento do nosso organismo. Porém, quando aumentado causa intoxicação. A intoxicação por cobre pode ocorrer devido à contaminação de cobre na água, absorção através da pele e níveis insuficientes de elementos que competem com o cobre nos locais de absorção intestinal como o zinco e o molibdênio. Na deficiência de zinco, geralmente o cobre encontra-se aumentado. O cobre pode estar aumentado devido ao uso de contraceptivos orais ou ao uso de Dispositivo Intra Uterino com fio de cobre.

Como o cobre deposita-se preferencialmente no cérebro e no fígado os sintomas encontrados são inicialmente decorrentes do comprometimento destes dois órgãos. Sintomas do excesso de cobre ligados as alterações cerebrais incluem: distúrbios emocionais, depressão, nervosismo e irritabilidade, sintomas semelhantes aos do mal de Parkinson e alterações semelhantes a esquizofrenia e a outros distúrbios psiquiátricos. Outras alterações ligadas ao excesso de cobre: fadiga, dores musculares e nas juntas, anemia hemolítica, queda de vitamina A, necrose hepática, icterícia e lesão renal. Além disso, o aumento de cobre está associado ao aumento de radicais livres.
BIBLIOGRAFIA
  • Modern Nutrition in health and disease. 18º Edition. 1994. Maurice E Shils, James ª Olson and Moshe Shike.

Doces Feitos em Tachos de Cobre Faz Mal à Saúde.



A produção de doces em tachos de cobre é uma tradição em Minas Gerais. Há no estado, além de indústrias, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, pessoas que fabricam doces de frutas artesanalmente e seguem tradições seculares. São costumes familiares que podem se perder por causa de uma restrição aos utensílios de cobre. A Vigilância Sanitária Estadual de Minas, baseada em uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu o uso de utensílios de cobre na produção alimentícia. Pois, segundo a vigilância, a absorção excessiva do metal provoca desordens neurológicas e psiquiátricas, danos no fígado, nos rins, nervos e ossos e perda de glóbulos vermelhos.

No Mercado Central, em Belo Horizonte, não é difícil encontrar lojas que vendem tachos de cobre. Os comerciantes afirmam que a procura é grande. São vendidos tachos para todo o Brasil e também para o exterior. Em uma das lojas, os vasilhames recebem o banho de estanho. 

Dessa forma, de acordo com a normatização da Anvisa, os utensílios de cobre podem ser usados. Sobre o uso doméstico, a autoridade sanitária da vigilância estadual, Joana Dalva, diz que se o tacho não tiver o revestimento de estanho, “não é aconselhável ter uma panela para fazer o alimento”. Mas Joana acredita que “quem usa sabe como tem que fazer, é uma coisa tradicional”. A doceira Dona Gasparina tem tachos de três gerações – herdados da sogra – em sua cozinha. Ela usa sal e vinagre para limpar seus vasilhames. Já Dona Lucinha usa sal e limão capeta.

Fonte: G1 MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...