Olá Amigos prevencionistas,
O Evento Prevenção em Foco foi um sucesso!
Considerando que foi a primeira edição deste evento, contamos com um público expressivo, formado por profissionais de diversas áreas de atuação de empresas da Paraíba e outros estados, a exemplo de Pernambuco, Fortaleza, Rio Grande do Norte.
Tendo uma avaliação positiva por parte dos participantes (que emitiram sua opinião através de um questionário estruturado) já estamos ajustando o formato e os temas, para as próximas edições do Prevenção em Foco.
A próxima parada do Prevenção em Foco será na cidade de Campina Grande/PB. A data e o local já estão sendo definidos e serão divulgados em breve, Aguarde!
Agradecemos a todos que nos prestigiaram direta e indiretamente neste evento, e desde já contamos com seu apoio futuro.
Equipe do Prevenção em Foco
Matéria do Site da Revista Edificar (clique aqui)
Investir em segurança do trabalho reduz custo com previdência
Por Naná Garcez
Técnicos e engenheiros de segurança do Trabalho, médicos e gerentes de recursos humanos de empresas paraibanas participaram do Ciclo de Palestras Prevenção em Foco, que foi realizado no auditório do SESI/FIEP em João Pessoa, promovido pela Solmetra – Soluções em Medicina do Trabalho em parceria com a Associação dos Técnicos em Segurança do Trabalho (ASTET-PB) e UNEPI.
O Fator Acidentário Previdenciário (FAP) foi abordado pelo consultor nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Genilton Ferreira de Melo, que orientou aos participantes sobre os benefícios que podem ser obtidos com a legislação vigente, como por exemplo, quando a empresa comprova que tem uma CIPA regular, que investe em capacitação e treinamento; que fez aquisições de equipamentos de proteção individual e coletiva ou que realizou melhorias no ambiente de trabalho.
Com isso, se consegue evitar multas à empresa, assegurando a manutenção do bônus e possibilitando a redução do fator acidentário previdenciário, que incide sobre a folha de pessoal. De outra parte, quando ocorre acidente de trabalho na empresa, há o inverso, ou seja, a incidência do FAP aumenta 100%, passando de 3% para 6% sobre o valor da folha de pessoal.
O tema Melhorando as Relações Humanas no Trabalho, foi abordado pelo Educador e Facilitador Valdolirio Junior, que também é instrutor credenciado SEBRAE, onde foram tratados assuntos visando o aperfeiçoamento das relações entre os trabalhadores com o foco na redução de acidentes e doenças no ambiente ocupacional.
Na sexta-feira (08/07/11), a primeira palestra foi sobre Ergonomia do Ambiente Informatizado, tendo como expositora a fisioterapeuta e ergonomista, Elaine Denise Dantas, que também é perita do Ministério do Trabalho. A segunda explanação tratou de Prevenção e resgate em ambiente confinado, proferida pelo coronel Pedro Luiz do Nascimento, diretor do Centro de Formação de Bombeiro Civil.
(Texto adaptado por Valdolirio Junior e Laercio Silva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário