segunda-feira, 25 de julho de 2011

Roleta russa

Parabéns ao bom motorista que faz a diferença.

Um bom motorista respeita as leis de trânsito, está sempre na direção defensiva, não esquece a preferência do pedestre e não anda parando em lugares que podem obstruir o trânsito, além de manter a paciência e esquece da buzina para não poluir o ambiente e nem deixar os demais motoristas nervosos.

25 de julho dia nacional dos motoristas, nem sempre temos motivos para comemorar.
João Pessoa - PB.

Em uma dessas noites mal dormidas veio-me a reflexão a respeito dos últimos “incidentes” envolvendo consumo de bebidas alcoólicas combinado com direção de máquinas mortíferas. Não que os nossos meios de transportes que tanto nos trazem felicidades e nos ajudam nos afazeres diários e momentos de lazer mereçam ser chamados assim, mas o seu uso combinado com o consumo de bebidas alcoólicas torna-os dignos deste adjetivo. Mas não gostaria de me ater aqui a estes pedaços irracionais de ferro e sim a pedaços irracionais de carne que tem causado a destruição de famílias inteiras, e falo em famílias inteiras não apenas como no caso dos RAMALHO que tiveram três membros de sua família vitimados por um destes terríveis acidentes de transito, mas porque a morte de um ente querido de forma tão brutal e precoce sem dúvida nenhuma desestabiliza qualquer família por mais estruturada que seja.
Mas porque roleta-russa? Pesquisando no site Wikipedia retirei alguns trechos interessantes para comentar: “Roleta russa é um jogo de azar onde os participantes colocam uma bala — tipicamente apenas uma — em uma das câmaras de um revólver. O tambor do revólver é girado e fechado, de modo que a localização da bala é desconhecida. Os participantes apontam a arma para suas cabeças e atiram, correndo o risco da provável morte caso a bala esteja na câmara engatilhada. A forma do jogo pode ser tão variada quanto o número de participantes ou seus motivos (demonstrações de bravura, suicídio, etc.), mas tipicamente uma única bala é colocada num revólver de seis tiros, resultando numa chance de 1 em 6 (ou 17%) de o revólver disparar a bala.”

Fazendo uma analogia com as situações pude concluir que o cidadão que após ter consumido bebida alcoólica e pega irresponsavelmente o seu carro para dirigir está topando entrar neste “jogo”. Vejamos então a consequência dos dois atos irresponsáveis: Na roleta russa o camarada que topa entrar nesta brincadeira está assumindo o risco de por fim à SUA e somente SUA vida, enquanto que o camarada que entra embriagado em seu veículo pesando toneladas e vai às ruas, não está colocando apenas a sua vida em risco, mas sim a de diversas pessoas que, por infelicidade, possam cruzar o seu caminho.
No último caso registrado, pelo menos até o momento, em que vidas foram ceifadas por um assassino irresponsável no transito, pudemos ver todos estes ingredientes citados acima. Tanto os vídeos quanto as testemunhas que estavam no local retratam o estado de embriaguez do cidadão. Mas então, duas pessoas morreram, o camarada em alta velocidade ultrapassou o sinal vermelho e estava visivelmente embriagado. É claro que ele será condenado e passará muitos anos na cadeia para pagar pelo que fez, certo? Certo? Certo? Gostaria de ter uma resposta positiva para esta pergunta. Infelizmente em um país em que ricos não pagam pelo que fazem e a legislação de trânsito então nem se fala, totalmente falha e cheia de brechas para advogados pintarem e bordarem e devolverem a liberdade aos seus coitadinhos clientes, já que o bichinho só tomou duas long neck e isso não embriaga ninguém, se não fosse trágico seria cômico, muito cômico. Perdoem-me o desabafo, mas durante muitos anos da minha vida vivi enchendo a cara e sei perfeitamente os efeitos que o álcool causam em uma pessoa, e sei também perfeitamente que ninguém fica às quedas com duas long neck. Não tem como o sentimento de revolta não tomar conta de qualquer cidadão de bem em uma hora dessas. Fico imaginando a dor dos pais, dos amigos, a dor de outras famílias vitimadas por este tipo de tragédia vendo tudo acontecer novamente só mudando os personagens e nada, nada acontecendo. CHEGA! Queremos justiça neste país. Conheço a lei que diz que o cidadão tem o direito de não produzir prova contra si mesmo. Mas pergunto-me, que cidadão de bem não aceitaria uma emenda à Constituição que permitisse que o teste do bafômetro fosse obrigatório? Para mim esta brecha da lei só serve para produzir cada vez mais bandidos e encher o bolso de advogados oportunistas.
Se ao menos estes cachaceiros motorizados fizessem uso da definição acima do termo Roleta Russa e pusessem em risco apenas a sua vida seria “bom”.
Não podemos nem devemos nos calar. Lutarei com minhas poucas forças, poucas diante do tamanho do sistema, para que não vejamos mais situações como estas, que estamos cansados de ver: Bebida, direção, acidente, morte, tristeza, desespero e dor e a tal da impunidade.
Fonte: blogdavileal 22/07/2011  
Veja matérias nos linck
http://www.paraiba.com.br/2011/07/20/19757-pai-escreve-a-filha-morta-e-pede--forcas-e-afastar-o-sentimento-da-vinganca

 Vídeo
http://www.paraiba1.com.br/Noticia/63503_motorista-que-provocou-acidente-fatal-na-epitacio-chega-ao-roger.html





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...