segunda-feira, 18 de julho de 2011

RS quer criar polícia especializada para investigar acidentes de trabalho



Porto Alegre/RS - A criação de uma polícia especializada na investigação de acidentes de trabalho estará em discussão, em uma reunião entre o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira, e o secretário da Segurança Pública, Airton Michels.

Conforme Oliveira, o objetivo é formar um grupo dentro da Polícia Civil com capacidade para realizar uma investigação mais aprofundada sobre os acidentes nas empresas que, segundo ele, muitas vez provocam mutilações ou até mesmo a morte dos trabalhadores. O superintendente enfatizou que muitas empresas são reincidentes nesse tipo de ocorrência.

"Muitas vezes, são designadas pessoas sem a expertise necessária para essa investigação. É preciso que esses profissionais conheçam os fatores de risco que envolvem esses acidentes", ressaltou.

Para o procurador do Trabalho Ricardo Garcia, um dos apoiadores da iniciativa, esse grupo funcionaria como uma delegacia especializada, como a da Mulher, com delegados, investigadores e escrivães próprios.
"Em alguns casos, os acidentes podem ser caracterizados como homicídio culposo. Se existe a culpa, o responsável pelo crime tem que ser punido", salientou.

Fonte: ZH Dinheiro
Revista Proteção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...