domingo, 14 de abril de 2013

Segurança no trabalho é tema de série de eventos no Estado


Ações têm como objetivo orientar e prevenir acidentes laborais.

 
Por Hallita Avelar
REVISTA EDIFICAR

A prevenção de acidentes e a saúde do trabalhador voltam a ser discutidos em mais uma série de eventos a serem realizados em João Pessoa e Campina Grande até o mês de maio. O assunto, lembrado em especial no dia 28 deste mês, considerado o Dia Internacional das Vítimas de Acidente de Trabalho, alerta para as condições precárias nas quais muitos profissionais da construção civil ainda se encontram.

O dia 19 de abril será marcado pela criação do Conselho Integrado de Acidentes de Trabalho (Cippa), grupo composto por 20 representantes de diversas categorias, a exemplo de médicos, engenheiros e técnicos. O evento, marcado para as 14h na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba (SRTE-PB), contará com uma palestra do médico do trabalho Clóvis Silveira.

“Além disso, o conselho irá se reunir mensalmente promovendo cursos e palestras, tudo para disseminar a noção de segurança no meio”, explicou o presidente da Associação Paraibana dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Paraíba (Astest-PB), Laércio Silva.

Já no dia 26, uma ação do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) da Paraíba e de João Pessoa terá lugar no Ponto de Cem Réis, na Capital, reunindo entidades como a Semam, SES, SMS, Bombeiros, Sudema, Ibama, sindicatos e associações de trabalhadores. “Serão feitas orientações, exposições de equipamentos de segurança, além de aferição de pressão e explanações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Toda a população está convidada, das 8h às 16h no próximo dia 26”, disse.

A cidade de Campina Grande também será palco de mais um evento sobre o tema, dessa vez no dia 9 de maio no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). Trata-se do Programa de Redução de Acidentes Elétricos (Prae), que discutirá as condições de trabalho da indústria da construção civil da Paraíba. O Comitê Permanente Regional (CPR) estará à frente da iniciativa.

Para encerrar o ciclo, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes sediará, de 15 a 17 de maio, o I Seminário Paraibano de Segurança e Saúde do Trabalhador. A realização é do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Paraíba (Sintest-PB) e da Revista Proteção. O evento promete atrair profissionais do ramo de todo o País.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...