quinta-feira, 29 de novembro de 2018

ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DO TRABALHO DA PARAÍBA


Na última terça-feira 27 de novembro em comemoração ao dia nacional dos Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, o evento realizou-se no auditório da ASPLAN no centro de João Pessoa-PB.


Este evento já é um marco no calendário paraibano.

O evento é consequência dos relevantes esforços desenvolvidos pelos Auditores Fiscais do Trabalho José Ribamar e Ana Mércia, do presidente do SINTEST-PB Nivaldo Barbosa, da presidente da AEST-PB Engenheira de Segurança Aparecida Estrela, presidente da APEAMB Engenheira Ambiental Kátia Lemos e do presidente do SINAIT da Paraíba, Einstein Coutinho de Almeida. É irrefutável que trabalhos deste porte têm relevância na prevenção e combate aos acidentes de trabalho, infortúnio que ceifa vidas e causas moléstias irreparáveis a diversos trabalhadores.

O Vereador Humberto Pontes, prestigiou o encontro, em seu discurso parabenizou a todos os incansáveis profissionais paraibanos pela importância da cultura prevencionista na prevenção dos acidentes do trabalho e o adoecimento ocupacional na Paraíba e no Brasil, na ocasião reafirmou o seu compromisso colocando mais uma vez o seu gabinete a disposição para continuar na luta em prol das ações relativas a Saúde e Segurança dos Trabalhadores, informando aos presentes que protocolou  Projeto Lei para instituir nas escolas públicas e privadas na formação de alunos com conhecimento sobre as ações de Saúde e Segurança do Trabalho em toda comunidade escolar do nosso município, para que os futuros trabalhadores contenham a cultura prevencionista.

O Presidente do SINTEST-PB (Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Paraíba) Nivaldo Barbosa, realçou o relevante papel desempenhado pelos prevencionistas paraibanos na área de saúde e segurança do trabalho. Salientou que a Paraíba é pioneira em diversas áreas em SST, tais como: o PRAE - Programa de Redução de Acidentes Elétricos, Campanha do Abril Verde, Assinatura da primeira lei de segurança do trabalho no Brasil, programa em TV aberta para falar com exclusividade sobre  Saúde e Segurança do Trabalho, programa precursor no rádio FM sobre SST, Projetos sobre SST nas escolas, Implantação do PCMAT nas obras de construção civil a partir de 01 funcionário, Criação da CPRAV-PB (Comissão Permanente Regional do Abril Verde na Paraíba) entre outras ações, sendo assim, nosso Estado vem se destacando no cenário nacional em relação a prevenção dos acidentes e do adoecimento ocupacional, trabalho conjunto, onde todos abraçam a mesma causa, desde dos Auditores Fiscais do Trabalho, Juízes e Procuradores do Trabalho, Engenheiros, Técnicos, Tecnólogos, Médicos , Bombeiros Civis, sindicatos, comitês, associações, conselhos regionais, empresas, entre outros voluntários. Com a união de todos nosso estado faz o diferencial no país.


Auditora Fiscal do Trabalho Ana Mércia realizando entrega de homenagem profissional destaque do ano de 2018 às técnicas de segurança Meria Pereira e Lidiane Rocha, pelo brilhante projeto SST na Escola.


Auditor Fiscal do Trabalho, Einstein Coutinho de Almeida, realizando entrega de homenagem ao técnico de segurança do trabalho da cidade do Rio de Janeiro RJ, Orlandino Santos. O homenageado é precursor da Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012, que instituiu o 10 de Outubro Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas.


Apresentação do Sistema ‘'SESMT Fiscal'’
Expositores: AFT's José Ribamar Gomes, Ana Mércia Fernandes e José Luiz Filho.

Expositores: SST nas escolas TST´s Orlandino Santos, Meria Pereira e Lidiane Rocha.



Oficialização da CPRAV-PB - Comissão Permanente Regional do Abril Verde – PB.
Membros da comissão: Alex Andrade, Ana Pino, Francisco Demontier, Hélio de Souza, João Martins, Nivaldo Barbosa, José Ribamar, Katia Lemos Laercio Silva, Aparecida Estrela, Walderley Diniz.



Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais – APEAMB homenageia Abílio Sérgio, superintendente substituto do Ministério do Trabalho na Paraíba pelo excelente trabalho no incentivo na preservação do meio ambiente e segurança do trabalho.


AEST-PB Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba Homenageia Mauricio Timotheo de Souza, Engenheiro Mecânico e Segurança do Trabalho e Ana Mércia, Auditora Fiscal do Trabalho, com certificado de menção honrosa pelo trabalho desenvolvido em prol da Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba  

‘‘Agora, com mais calma, gostaria de registrar minha gratidão por essa homenagem da AEST. Quero deixar meu abraço especial a Aparecida Estrela (que inventou tudo isso) por sua generosidade com nossa amizade. Meu carinho especial. Bem como a minha gratidão ao colega José Leandro que também é um grande parceiro. Fiquei emocionada de verdade. E mais uma vez, como consegui dizer no momento do evento, ofereço a todos vocês que fazem a diferença, no mundo do trabalho, em favor da vida da saúde e segurança dos trabalhadores e na adequação e compromisso das empresas com a área de SST’’.

Ana Mércia, Auditora Fiscal do Trabalho, homenageada.

Honorífico propagador da Comenda Orlandino dos Santos, Técnico de Segurança do Trabalho.

A câmara dos vereadores da cidade de Duque de Caxias-RJ com a propositura do Vereador Nivan Almeida, consignou Moção de Aplausos ao Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba, pelos relevantes serviços prestados e instituição promotora de atividades que visão à conscientização da importância de incorporar medidas para prevenir acidentes.
  
Encerramento com sorteio de brindes para os participantes. 






Registros fotográficos 















Auditora Fiscal do Trabalho Ana Mércia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...