quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Proteção na atividade de apicultura


Dentre as diversas operações executadas no sistema de captura e manejo oferecem riscos de acidentes, e à saúde do trabalhador e do consumidor, à qualidade do produto, seja pela contaminação com resíduos de agrotóxicos, pela presença de microorganismos nocivos ou substâncias deteriorantes do mel.

As abelhas, assim como outros insetos, também podem sofrer danos provocados por doenças e inimigos naturais. As doenças são geralmente causadas por bactérias, fungos e vírus, pelo qual é de fundamental importância o uso de luvas higienizadas para manuseio das colmeias e favos. 

Para atender o desenvolvimento da apicultura, deve-se utilizar os equipamentos de proteção individual: Máscara, macacão de brim grosso, nylon, poliéster, microfibra, gabardine e crepe albene, na cor clara que desestimula o ataque massivo das abelhas,,  tecidos resistentes às fagulhas e ao toque da fornalha quente do fumigador, sistema de fechamento com zíperes e dois cursores, bota de couro ou borracha cano longo preferencialmente branca, luva cano longo fortes e resistentes para serviços pesados de limpeza e transporte de colmeias, óculos de segurança com lente incolor e perneiras de raspas de couro proteção para evitar picada de cobras.

Roupas pretas, escuras ou vermelhas estimula os ataques e tecido de lã permitem que as abelhas introduzam o ferrão na trama do tecido e morram ao perder do ferrão.

A cor da roupa tem grande importância; Cores presentes no ambiente de trabalho apícola têm influência no comportamento defensivo das abelhas africanizadas e nas condições de trabalho do apicultor. Roupas claras, especialmente brancas, nos dias ensolarados ajuda a diminuir a transpiração, quando suamos agitamos as abelhas africanizadas que passa a tem maior agressividade devido ao cheiro da transpiração.

Fumigador, equipamento de proteção, utilizado com a finalidade de diminuir temporariamente a agressividade das abelhas pelo uso da fumaça.

Por Laercio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...