Jornalista da revista Edificar
http://edificar.jornaldaparaiba.com.br/
O transporte de pessoas e cargas em canteiro de obras é um dos temas que, neste ano de 2012, preocupa o Comitê Permanente Regional da Paraíba – CPR-PB, órgão que trata das condições do ambiente de trabalho especificamente na construção civil e é vinculado à Fundacentro, entidade do Ministério do Trabalho. A primeira reunião aconteceu, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa - Sinduscon-JP.
De acordo com José Hélio Lopes, coordenador do Comitê, o objetivo é agregar as pessoas das diversas áreas da construção civil para discutir os mais variados assuntos. “A nossa preocupação é trazer temas que nos ajude a discutir e assim melhorar o ambiente de trabalho dos trabalhadores. Discutimos as situações de saúde e segurança do trabalhador, como estão os canteiros de obra, por exemplo, é uma das questões fundamentais da reunião do CPR”.
Serão realizados dois eventos no setor esse ano. Um no primeiro semestre sobre gestão para empresários e engenheiros de obra (nível estratégico e gerencial), no primeiro semestre e outro direcionado somente para mestres encarregados de obra, no segundo semestre.
Segundo Hélio Lopes, a proposta é realizar o primeiro evento no dia 09 de maio em João Pessoa. “Estamos entrando em contato com o engenheiro Guilherme Melro, empresário da Contrato Engenharia de Maceió-AL, para ministrar uma palestra sobre gestão integrada. É importante porque ele é um empresário que vai falar para empresários, mostrar o caminho, já que, a empresa em Maceió só cresce”, afirmou.
Sobre a possibilidade de implementação do curso de especialização “Máquinas para elevação, movimentação e transporte de pessoas e cargas”, o que motivou uma reunião no SESI Centro em João Pessoa, para definir como serão realizadas as ações do curso, como a certificação que será emitida pelo SENAI, além disso, estará em pauta, o plano de curso, ementa, componentes curricular, como serão ministradas as aulas, valor do investimento e local. O curso deve começar no segundo semestre do ano. “O intuito é cumprir a missão do CPR, através do curso que contribui para melhorias no ambiente de trabalho, que é direcionado aos engenheiros mecânicos e pode ser o primeiro curso do Brasil sobre elevadores”, enfatizou Hélio Lopes.
Já o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de João Pessoa – Sintricom, Edmilson da Silva Souza, disse que, “a importância maior do CPR para o Sindicato é que é o espaço onde reúne pessoas interessados em desenvolver realmente o meio ambiente, para cada vez mais contemplar a cidadania do operário, como um todo”, destacou.
O engenheiro de segurança do trabalho, Irlan Targino, da Control Construções, que participou pela primeira vez da reunião, falou sobre a importância das empresas estarem presente nas reuniões do Comitê. “O fato de discutir sobre saúde e segurança do trabalho dentro da construção civil, é muito importante. As empresas devem participar de alguma forma, porque acabam por ser ouvidas também e estar por dentro das discussões, levantamentos de questões e as possíveis soluções se tornam bem mais rápidas e mais fáceis de serem resolvidas”, comentou.
A coordenação deste ano será feita por José Hélio Lopes e Valentina de Andrade Maia, como vice-coordenadora. Os nomes de Rene Selmer, como 1º secretário, da Casa do Construtor e Laercio José da Silva, como 2º secretário, da ASTEST-PB, foram escolhidos em votação para compor a equipe.
Mensagem do coordenador geral aos novos membros da coordenação do CPR-PB.
Hélio Lopes
Sejam bem-vindos (as) ao nosso convívio.
Será um prazer compartilhar com vocês experiências na busca por canteiros de obra mais seguros e saudáveis.
Valentina de Andrade Maia (vice-coordenadora)
Rene Selmer (1º secretário)
Laercio José da Silva (2º secretário)
Em anexo:
Calendário das reuniões ordinárias em 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário