quarta-feira, 9 de julho de 2014

Entidade de MS ministra cursos de prevenção a incêndios florestais

Senar ministrará capacitações em Nova Alvorada, Angélica e Três Lagoas.

Trabalhadores vão aprender a combater incêndios e a preveni-los.

Do Agrodebate
Curso vai ensinar o combate e a prevenção a incêndios florestais (Foto: Reprodução/EPTV).

No período de maio a setembro, produtores e trabalhadores devem redobrar o cuidado na prevenção de incêndios florestais devido ao tempo seco em Mato Grosso do Sul, o que contribui para a propagação do fogo. A recomendação é do instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), Miguel Catharini Neto.

Neto diz que uma combinação de fatores como: baixa umidade do ar, altas temperaturas e ventos fortes, são consideradas causas naturais de incêndios no estado, mas que a situação pode ser agravada pela ação do homem, com fogos de artifício, balões com gás hélio, fogueiras mal apagadas e instalações elétricas mal feitas, por exemplo.

“Estamos num período muito seco do ano. É preciso aumentar a atenção para essas fontes de ignição, principalmente nas florestas, onde se encontra grande quantidade de material vegetal inflamável”, esclarece o instrutor.

Para auxiliar na prevenção de incêndios florestais o Senar/MS realizará na próxima semana cursos de capacitação para trabalhadores rurais de três municípios, em Nova Alvorada do Sul, Três Lagoas e Angélica, entre 7 a 12 julho.

Segundo a entidade, cerca de 60 trabalhadores rurais serão capacitados nos cursos, que tem carga horária de 16 horas. Na qualificação, ele vão aprender a combater incêndios, noções de primeiro socorros e conceitos sobre causas e prevenção.

Para evitar que o fogo se alastre nas propriedades rurais, o instrutor recomenda a manutenção de aceiros, em que parte da vegetação é retirada, impedindo que o incêndio tome maiores proporções. “Essa ação dificulta a expansão do fogo. Construção de estradas e açudes também podem servir como estratégias para evitar danos com queimadas”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...