quarta-feira, 16 de julho de 2014

Movimento pela valorização do Técnico em Segurança do Trabalho

A importância do TST para o processo produtivo, seja para a classe trabalhadora, seja para os detentores do capital, é incontestável. O profissional de segurança tem dentre suas atribuições legais, elaborar e implementar a política de saúde e segurança no trabalho no âmbito das empresas. É portanto, um profissional do qual se exige amplo conhecimento humano e também técnico-legal, pois no mister de seu ofício, terá que dominar o conhecimento das atividades laborais desenvolvidas na empresa, para assim  levantar os riscos ambientais a que estão submetidos os trabalhadores, promovendo medidas saneadoras para evitar acidentes e doenças profissionais.
A profissão do TST está regulamentada em no país desde 27/11/1985 através da Lei nº 7.410 e as atribuições profissionais definidas pela Portaria nº 3.275/89, na NR 27 do MTB.  Por se tratar de uma profissão relativamente recente, muitos ainda não reconhecem a sua importância, sendo imprescindível que o TST assuma no seu local de trabalho uma postura ética e profissional compatível à envergadura da luta que antecedeu o reconhecimento da profissão. Por isso, é essencial ao TST que conheça, além das normas Técnicas atinentes à atividade da empresa que o emprega,  a legislação de garantias profissionais. O profissional afinado à luta pelo fortalecimento da organização de sua categoria, é capaz de no conjunto e confronto de ideias, conscientizar-se da sua importância para o processo produtivo, colaborando para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e higidez financeira das empresas, que podem ser responsabilizadas civil e criminalmente pelos infortúnios que acometem ainda milhares de trabalhadores de nosso país.
Técnico em Segurança do Trabalho, valorize-se, você exerce uma das profissões mais apaixonantes e difíceis no mercado de trabalho, pois atua no ponto de toque entre aqueles que detêm o poder de decisão e aqueles que mais necessitam de um ambiente de trabalho seguro e ambientalmente equilibrado.

Tito Valle
Técnico de Segurança do Trabalho
Advogado 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...