segunda-feira, 7 de julho de 2014

Brasil 4º pais do mundo em número de acidentes do trabalho


Por:  Valdolírio Santos Soares  

Estamos em um mercado livre, capitalista, onde o ter sempre prevalecerá sobre o ser, assim, se quisermos mudar nossa classificação no ranking mundial, precisamos ser inovadores e criativos. Precisamos usar a linguagem do empreendedor, do patrão. Quanto custa a redução de acidentes, versus a compra de EPIs, EPCs ou redução dos riscos ambientais? Sim, nós sabemos o valor da vida humana, mas que adianta os números que apontam que morrem mais motoqueiros no transito do que uma guerra em determinado país? Porque pensar em roupas infláveis ou air baggs se o que gera impostos altos é a venda de motos e os impostos anuais pagos pelo seguro, emplacamento e multas? Porque fazer campanhas educacionais voltadas apenas para os trabalhadores.

Onde estão os incentivos, programas de capacitação e motivação para os empresários? Não basta multar quando ocorre uma fiscalização, pois nunca teremos fiscais em numero suficiente e pela dor nunca motivaremos ninguém, ele sempre encontrará uma saída, um disfarce, um drible. Quais são as nossas referências de cuidado com a segurança? Uma empresa de mineração, e quem mais? Um profissional altruísta como Laércio, Peixoto, e quem mais na nossa região? O que temos são profissionais sobrevivendo a custa de dois ou mais empregos, aceitando salários medíocres em troca de um trabalho do mesmo nível. É claro que devemos nos envolver politica e tecnicamente para mudar esta realidade, mas antes de tudo precisamos de sacerdotes prevencionistas, lideres sindicais, políticos comprometidos com a causa publica, pesquisadores, entidades formais e de profissionais independentes, guerreiros e crentes em um Brasil mais solidário e comprometido com a causa humana. Eu sei que posso fazer muito mais do que tenho feito, só não sei se estou disposto a pagar o preço, pois tenho que sobreviver e sustentar minha família. Quantos estão dispostos verdadeiramente a somar com você e comigo? Deus mantenha sua mão de misericórdia estendida sobre nós e levante mais obreiros para a causa prevencionista.

Valdolírio Santos Soares
Engenheiro de segurança do trabalho
Empresário

Sou Pernambucano, 60 anos, casado a 37 anos, mais 6 anos de namoro, com a mesma mulher (Graças a Deus). 3 filhos, 6 netas, 1 neto. Crente em Jesus Cristo como único salvador e Senhor, evangelista, membro da Igreja Anglicana Cone Sul, na Paraíba, palestrante: ECC/EJC/EC (Relacionamento Pais e filhos, Sentido da vida e harmonia conjugal). Engenheiro, educador, empresário e sonhador (Projeto Renovar: Aliança Renovada, Renovar jovem, Renovar Líderes). Extrovertido, ouvinte, reflexivo, jovem, confiante em Deus e no ser humano. Gosto de viajar, acompanhado com minha esposa, quando possível, e de aproveitar as oportunidades que Deus nos concede, especialmente neste ministério do relacionamento familiar. "Ninguém está sozinho, quando tem irmãos na caminhada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...