sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Bombeiros inauguram canil para busca e salvamento de vítimas

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) inaugurou, nesta quinta-feira (18), as instalações da Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Canil), localizada no Quartel do Comando Geral, em João Pessoa. A unidade, recém-criada, conta com dois animais, que estão em período de treinamento para auxiliar nas operações de detecção e salvamento de vítimas.
 Conforme o adestrador e integrante do Canil, tenente Edson Ferraz, os cães estão sendo ensinados a sinalizar quando encontram pessoas perdidas em matas ou florestas, além de vítimas de soterramento (em situações de desabamento de prédios ou deslizamento de barreiras) e cadáveres.
“Os animais são irmãos da mesma ninhada, da raça labrador, e têm um ano e oito meses de vida. Eles estão há oito meses sendo treinados para que possam estar prontos. O cão leva em média um ano e meio para chegar nesse ponto, mas o tempo de desenvolvimento pode variar por animal ”, informou Edson, ao acrescentar que o adestramento acontece em três etapas:  básico, intermediário e avançado.
Na primeira fase, é trabalhada a obediência, os comandos para manter o controle do cão e, em seguida, é iniciado o treinamento em busca. “Nossos animais estão entrando no estágio avançado e têm se desenvolvido bem”, completou o tenente Edson.
A Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Canil) faz parte da estrutura do Batalhão de Busca e Salvamento, sediado no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa. No entanto, por questões de espaço para treinamento, o Canil foi instalado no Quartel do Comando Geral e poderá atender ocorrências em todo o Estado. Atualmente, são quatro adestradores devidamente capacitados e especializados para trabalhar com os dois cães.
A expectativa é que, em 2015, eles promovam cursos de qualificação para outros militares, ampliando o efetivo de adestradores e proporcionando a ampliação do Canil para outras cidades. A unidade tem como comandante o Major Almir Peixoto e foi criada através da portaria 023/2013, do Quartel do Comando Geral, e publicada no Boletim Interno de um de agosto do mesmo ano.
Para o comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, a instalação do Canil é uma inovação e equipara o Corpo de Bombeiros da Paraíba com outras instituições militares que tem cães de salvamento.
“Estamos caminhado para esse nível de excelência no atendimento à sociedade paraibana. Os animais possuem habilidades tanto de cunho profissional operacional quanto terapêutico, já que poderão ser usados na cinoterapia, que é a terapia realizada com o auxílio de cães”, destacou o comandante.
Investimentos - O espaço que hoje abriga o Canil foi construído este ano e demandou um investimento na ordem de R$ 4.730. Todo o material de expediente e aparelhamento que compõem a seção vieram das aquisições do Governo do Estado para os Bombeiros ainda em 2014.  Só este ano, foram mais de R$ 13 milhões investidos pelo Governo do Estado na corporação, com a aquisição de fardamentos, material administrativo, operacional e viaturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...