quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Acidente com moto em João Pessoa PB

*Dados estatísticos de atendimentos registrados tão-somente no hospital de trauma.

Os acidentes com moto representaram 74% das ocorrências de tráfego registradas em João Pessoa em 2016. Segundo dados divulgados esta semana pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, localizado no bairro Conjunto Pedro Gondim, mais de 7.700 pessoas foram atendidas na unidade por causa de batidas de motos. Ao todo, foram realizados quase 10.500 atendimentos desse tipo.
 
Os números mostram ainda que a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito subiu nos últimos dois anos, na capital paraibana. De acordo com o levantamento, em 2015, foram 10.272 acidentados, um aumento de 2,2%.

As estatísticas revelam também que a maioria das vítimas (27,9%) é do sexo masculino e tem entre 20 e 30 anos. Já os bairros com o maior número de registros de acidentes são Mangabeira (287), Valentina Figueiredo (252) e Centro (165).

O médico Mourib Arruda, que trabalha no setor de Ortopedia do Hospital de Trauma, chama a atenção de motoristas e motociclistas para que tenham mais prudência no trânsito. "A lei obriga usar o capacete, e a maioria [dos acidentados] não apresenta traumatismo crânio-encefálico, mas de 80% a 90% têm nos membros. Então, é preciso ter a noção de que devem respeitar os outros motoristas para evitar os acidentes que causem essas lesões", alerta.

Ainda de acordo com o ortopedista, o número de amputações é muito alto. "De cada 10 pacientes, há um ou dois amputados. E, mesmo que não precise de cirurgia, quando um paciente chega ao hospital, a gente tem que seguir um protocolo, esperar pelo menos uma semana para realizar os examos. E isso tudo é despesa para o Estado", afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...