quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Fundacentro-PE inicia 2017 com articulações interinstitucionais


Apresentação dos dados da pesquisa com servidores federais da saúde


24 de janeiro - Técnicos da Fundacentro apresentaram à direção do Sindsprev-PE - Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco os resultados da pesquisa “Avaliação das Condições de Trabalho dos(as) Servidores(as) do Ministério da Saúde na Cidade do Recife”. Os dados foram obtidos a partir de questionário aplicado em março/2016, junto à categoria, em 4 grandes hospitais e 3 policlínicas da capital pernambucana. O objetivo do estudo é traçar um diagnóstico das condições de trabalho, acidentes e adoecimentos vivenciados pela categoria. Os dados levantados vão subsidiar o sindicato na proposição de medidas capazes de melhorar as condições de trabalho, promover e preservar a saúde dos servidores. Fruto de parceria entre o sindicato e a Fundacentro, a pesquisa está sendo executada pelos técnicos José Hélio Lopes, Gilson Lucio Rodrigues, Luiz Antonio de Melo e André Maia Santiago (este último, pesquisador da Fundacentro-BA). Participou também do encontro o engenheiro Maurício José Viana, diretor da Fundacentro-PE.

Abril Verde na pauta da visita à Assembleia Legislativa


31 de janeiro - A Fundacentro integrou a comitiva do Getrin6 em visita à Assembleia Legislativa de Pernambuco, mais precisamente ao gabinete do deputado Rodrigo Novaes. O objetivo do encontro foi tratar do apoio dos parlamentares às atividades relacionadas ao Abril Verde/2017, incluindo audiência pública sobre o tema segurança e saúde no trabalho, iluminação da fachada de prédios públicos na cor verde e evento no sertão pernambucano. O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes do Trabalho da 6ª Região (Getrin6) desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro, sendo composto pelo Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Fundacentro, Advocacia-Geral da União, INSS, SRTE, Fiocruz e Prefeitura Municipal de Olinda.

José Hélio Lopes (educador) representou a entidade no encontro. Vale destacar que a Lei nº 15.806/2016 institui o Dia Estadual em Memoria das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e estabelece que todos os documentos expedidos pela Assembleia Legislativa durante a semana do 28 de Abril devem fazer alusão a esta data (foto da reunião: Fábio Nunes - TRT6)

Cartilha sobre proteção contra riscos elétricos em obras

Concluída no mês de janeiro a revisão do texto e das ilustrações da nova publicação da Fundacentro intitulada “Proteção contra choques elétricos em canteiros de obras”, de autoria dos engenheiros Maurício José Viana (Fundacentro-PE) e Swylmar dos Santos Ferreira (Fundacentro-DF). A cartilha vai ajudar na identificação dos riscos elétricos relacionados ao setor da construção, estando voltada para eletricistas, eletrotécnicos, engenheiros de obra, profissionais de segurança do trabalho e outros que militam em canteiros de obras. O material deverá ser publicado ainda neste semestre.

Participação na comissão nacional da NR-35 (trabalho em altura)

1 e 2 de fevereiro - O engenheiro Mauricio Viana participou em São Paulo da 14ª reunião ordinaria da Comissão Nacional Tripartite Temática da Norma Regulamentadora nº 35, composta por representantes do Governo, dos trabalhadores e do empresariado. A NR-35 estabelece os requisitos mínimos quanto ao planejamento, organização e execução do trabalho em altura, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos nesta atividade.

Lançamento do Observatório do Mercado de Trabalho de Pernambuco



2 de fevereiro - A Fundacentro compôs a mesa de abertura do evento de lançamento do Observatório do Mercado de Trabalho em Pernambuco (OMT-PE), que contou com a presença de dirigentes sindicais, entidades do mundo do trabalho e comunidade universitária. O OMT-PE nasceu de uma parceria enre a Universidade Federal de Pernambuco, o Ministério do Trabalho e o Dieese, tendo por objetivos: O monitoramento, a produção de dados e análises sobre o mercado de trabalho formal, informalidade, negociações coletivas e saúde/adoecimento no trabalho. Luiz Antonio de Melo (chefe técnico) e José Hélio Lopes (educador) representaram a Fundacentro na solenidade.

Visita do Superintendente Regional do Trabalho


3 de fevereiro - O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Eduardo Geovane de Freitas, fez uma visita de cortesia à Fundacentro, acompanhado pelo auditor fiscal Paulo Mendes e pela chefe do setor de comunicação da SRTE-PE, Karla Roque. Eles foram recebidos por Maurício José Viana (diretor da Fundacentro), Marcelo Vasconcelos (chefe substituto) e Luiz Antonio de Melo (chefe técnico). Na ocasião, foram tratados assuntos de interesse comum aos 2 órgãos e entregues aos representantes da SRTE/PE o Informe de Gestão/2015, além de publicações e vídeos da Fundacentro.

Visita de alunos do curso técnico de segurança do trabalho

3 de fevereiro - Uma comitiva de alunos do curso de segurança do trabalho do Grupo de Ensino Grau Técnico foi recebida pelo técnico da Fundacentro Roberto Cunha Dantas. Na oportunidade, ele conduziu palestra sobre os princípios básicos da prevenção de acidentes e discorreu sobre a missão institucional da Fundacentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...