segunda-feira, 23 de julho de 2018

Encontro de Agroecologia e Agricultura Orgânica na Paraíba



Para debater temas relacionados ao desenvolvimento rural sustentável, produção orgânica e ampliação da agroecologia na Paraíba a Superintendência Regional do Trabalho promoveu o “Encontro de Agroecologia e Agricultura Orgânica na Paraíba” o encontro visa estimular o debate de políticas públicas para o fomento da produção e comercialização de produtos livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos com aplicação de mecanismos de controle para a garantia da qualidade. O sistema tem como base o desenvolvimento sustentável associado à preservação dos recursos naturais, à saúde do consumidor e à valorização do trabalhador rural. O evento contou com a participação da Procuradoria Regional do Trabalho, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Central Única dos Trabalhadores, Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Comissão Permanente Regional Rural da Paraíba, Sindicatos e Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba e Sindicatos Rurais da Região. 

Frutas Doce Mel

O nosso cultivo começa com o cuidado e respeito pela terra. As nossas frutas são monitoradas do plantio das sementes à seleção no pomar, armazenamento e transporte. Todas elas são acompanhadas de perto.  Com uma qualidade reconhecida internacionalmente, as frutas com selo Doce Mel faz sucesso no exterior, sendo exportada para vários países da América, Europa e Ásia.

Nossa história começou na década de 90 em uma terra fértil localizada na Paraíba, nordeste do Brasil, como uma empresa familiar com a missão de cultivar e comercializar produtos e serviços de qualidade. Hoje, além de ser referência nacional e internacional na produção de frutas, mais do que produzir e distribuir nós entregamos produtos com segurança na qualidade.

A Doce Mel acredita numa política de desenvolvimento embasada no compromisso, integridade, confiança e lealdade. No respeito e valorização do ser humano, em sua individualidade e dignidade. É dentro dessa política que está o compromisso com a qualidade dos produtos oferecidos aos nossos clientes.

A base de tudo isso é o árduo trabalho, resultado do esforço em conjunto por parte dos funcionários, produtores, parceiros que fornecem frutas de pomares onde o cultivo, a maturação e a colheita são rigorosamente acompanhados.

O proprietário Roberto Cavalcanti, apresentou com muito orgulho máquinas e equipamentos desenvolvidos pela sua empresa com parceria de engenheiros e universidade.

Serra Limpa

Visita às dependências do engenho, com acompanhamento de monitores, verificando-se o processo de produção de cachaça, o cultivo e o corte de cana-de-açúcar orgânica e atividades.

Cachaça Serra Limpa, produzida na cidade de Duas Estradas (região do Brejo, distante 120 km da Capital). Sendo a única cachaça do estado produzida sem a utilização de agrotóxicos, tem uma produção de mil litros cachaça por dia.

A Serra Limpa recebeu selos de qualidade desde a inauguração de sua produção em 1992 até os anos atuais.

Reconhecimento vem principalmente dos clientes de todo Brasil e do exterior. Além disso, a Serra Limpa se tornou uma campeã de prêmios que são atestados pelos grandes veículos de comunicação do Estado e do País, a exemplo das renomadas revistas Veja, Playboy e VIP, IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), selo USDA Organic selo norte americano acreditado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o programa de responsabilidade social ambiental e a forma como atuam o engenho dentro da Sustentabilidade Organizacional.
As boas vindas do Sr. Antonio Inácio da Silva, proprietário do Engenho Imaculada Conceição fabricante da Cachaça Serra Limpa, “Temos um trabalho bastante tradicional e humanizado, os animais (os bois), que fazem o transporte da cana de açúcar, quando velhos ou doentes não são vendidos ou sacrificados são cuidados e permanecem em resguardos até a morte”.

Guaraves

Em 1976 nascia a Guaraves, uma empresa séria que desde o princípio investe na qualidade de seus produtos respeitando seus colaboradores e o meio ambiente.

Do sonho de um empreendedor, nasce uma empresa familiar, com raízes na cidade de Guarabira, interior da Paraíba, hoje uma das maiores indústrias avícolas do Nordeste, reconhecida por sua excelência em qualidade e respeito ao meio ambiente e às pessoas, obtendo sempre excelentes resultados ao longo de sua história.

A Guaraves começa em 1977, quando aos 20 anos, Ivanildo Coutinho decidiu investir na avicultura. No primeiro lote, eram 300 pintos e poucos recursos. A então Granja Santiago que funcionava à luz de candeeiro e transportava água “no lombo do burro”, como lembra o fundador. A família que sempre trabalhou com agricultura, passou a vislumbrar novos investimentos na avicultura.

A Guaraves tem hoje unidades de produção e comercialização espalhadas por cinco estados do Nordeste: Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Em 2008 criou-se novo Parque Industrial na cidade de Guarabira e a Fábrica de Rações que agregam maior valor e credibilidade à Guaraves no ramo das indústrias de alimentos com a produção de produtos de alta qualidade. No Piauí-PI, município de Uruçuí o grupo tem armazenamento de grãos e produção de ovos férteis em sua granja de matrizes reprodutoras.

Hortaliças Sempre Verde

Quando iniciou sua vida de comerciante, Francinildo, fabricava pão com sua mãe e seus irmãos e ele mesmo vendia em uma caixa plástica amarrada em uma moto nos sítios ao redor de São Tomé em Alagoa Nova-PB.
Através do seu irmão mais velho que já produzia hortaliças, Francinaldo iniciou as atividades com um vizinho e amigo Edglay seu primeiro sócio, juntos fundaram a Hortaliças Sempre Verde em seguida os irmãos compraram sítio São Tomé, localizado na zona rural de Alagoa Nova. Os produtores não tinham ideia do quanto o seu negócio transformaria a vida de famílias daquele município, com garra, luta e perseverança conseguiram realizar um grande sonho.

Há 12 anos beneficia e comercializa hortaliças orgânica em embalagem biodegradável. O primeiro grande passo foi fornecer produtos para a Rede Walmart em Campina Grande na Paraíba.

Em 2006, os produtores conheceram o seu atual diretor comercial, Evaldo Costa e ex- Gerente Comercial da rede de super mercado que na ocasião desafiou a Hortaliças Sempre Verde a atender toda a rede na Paraíba e Rio Grande do Norte com a chegada de Evaldo, em 2011 trouxe a implantação de sistemas de gestão, treinamento de pessoal, implantação programas de controles, montagem da rede logística e ferramentas necessárias a uma boa operação.

Hoje atendem os mercados da Paraíba, Vitória no Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Ao longo da atividade acumularam vários selos de certificação: Produtos Orgânicos Brasil Ministério da Agricultura, Ecocert Brasil, selo Orgânico por controles de rastreabilidade da Paripassu a maior empresa de rastreamento do mundo, RAMA da Abras com Ministério Público e Agevisa, Brasil Certificado da Embrapa e ganhou a premiação Quality Brasil.
O encontro proporcionou um novo cenário remodelado para trazer um leque de assuntos mais diversificado e condizente com a teia temática que envolve a gestão, educação ambiental, vistas ao campo, palestra, peça teatral,  passeio a cavalo, premiações, apresentação de grupos musicais, almoço de confraternização, entretenimento, descobertas, exposição de grande diversidade de produtos e certificação de honra ao mérito e de combate ao uso indiscriminado de agrotóxico.




Palestra do Professor do campus da UFPB de Bananeiras-PB, Alexandre Araújo, Abordagem Socioambiental da Agroecologia e a Segurança Alimentar.

Hortaliças Sempre Verde, produtos orgânicos.





Peça teatral, Agrotóxico Coletando todo mundo sai ganhado, apresentação Companhia Paraíba de Dramas & Comédias, oferecimento da Usina Japungu.  

Entrega de bindes, garrafas personalizadas da cachaça Serra Limpa, doação do Auditor Fiscal do Trabalho José Ribamar. 

Mais fotos facebook Laercio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...