sábado, 28 de julho de 2018

Modelo de gestão da empresa em Segurança do Trabalho afiança consequências positivas


Por Laercio Silva

Empresas que mudam o comportamento fazendo investimentos em Segurança do Trabalho, percebem os resultados positivos das ações preventivas implantadas, como a redução de faltas ao trabalho o aumento da produtividade e da conscientização dos trabalhadores da empresa.
 .
De acordo com pesquisa de órgãos oficiais cada vez mais as empresas vêm adotando técnicas de segurança no trabalho, habilitando melhor a maneira de fazer com que os funcionários conheçam a função que será exercida, garantindo que, o indivíduo esteja preparado para executar o trabalho, sem oferecer riscos ou prejuízos à equipe e ao empregador. O grau de atenção da indústria brasileira ao tema deve aumentar nos próximos anos.

A Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, são registrados cerca de 5 mil óbitos por dia em consequência de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho.

Quando a prevenção ao acidente se torna primazia as pessoas se sentem mais motivadas e valorizadas, aumentando sua produtividade. Entre as vantagens do investimento em segurança, podemos destacar maior valorização do capital humano, menos absenteísmo, aumento da qualidade dos serviços oferecidos e melhorias na relação entre gestor e empregados. Além de garantir uma boa reputação da companhia no comércio. Empresas que não valorizam a responsabilidade social, perdem espaço no mercado, estando fadadas ao fracasso ao longo dos anos.

Outras vantagens, ganhos financeiros com a segurança do trabalho, economia com despesas em acidentes e o provável afastamento do trabalhador, redução de custos decorrentes de doenças ocupacionais a necessidade de contratação imediata de mão de obra temporária ou permanente, para preencher a falta do trabalhador acidentado; Há casos de acidentes que prejudicam os equipamentos, é comum haver prejuízos com produtos ou danificação temporária ou permanente de maquinários, custos com a reabilitação do trabalhador, visto que, um funcionário acidentado pode demorar para se readaptar e retomar sua capacidade produtiva habitual. Neste período ele estará protegido pela Lei de nº 8.213/91, art. 118, que garante estabilidade de um ano.

Contar com profissionais especializados, em saúde ocupacional, significa evitar despesas com indenizações e ações trabalhistas. Os acidentes de trabalho são dos maiores causadores de pedidos de indenização junto à Justiça do Trabalho, a ocorrência de um acidente assegura o direito à indenização para a vítima ou a família dela. Dependendo do sinistro ocorrido, mediante as consequências o trabalhador fica com incapacidade temporária, incapacidade permanente ou morte.

Finalizo ressaltando o oferecimento de treinamentos internos e a composição do SESMT / CIPA é importante a empresa contar com o conhecimento de profissionais habilitados que possuem experiências para compartilhar, além de incentivar a participação em palestras de segurança do trabalho com foco comportamental, garantindo a segurança dos seus funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...