terça-feira, 19 de junho de 2018

René Mendes vai detalhar Saúde e Segurança do Trabalhador


Um olhar diferenciado e meticuloso sobre homens e mulheres que atuam em áreas do trabalho historicamente esquecidas. Foi com este propósito que o médico especialista e professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, René Mendes, escreveu o livro “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador”, que será lançado nesta quarta-feira (20/06), em Campo Grande (MS), durante palestra no auditório do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho do Estado), a partir das 18h30, com apoio do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul e da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

“Esta obra é minha contribuição ao processo de construção do trabalho decente, digno, seguro e saudável para todos, aqui e agora. Todos aqueles comprometidos com a equidade, a justiça social, o desenvolvimento humano ético e sustentável, e que respeitam e valorizam os princípios da precaução, da responsabilidade e da esperança, e que acreditam na construção de ‘um outro mundo possível’, vão se interessar pelo livro”, pontuou o professor René Mendes.

Reconhecimento

O trabalho do médico, reconhecido internacionalmente, sempre buscou investigar e dar visibilidade às condições sociais, de ambiente, e saúde, por meio de um resgate histórico de cada profissão, até chegar ao contexto atual de trabalho. René, conta, sempre se interessou pela situação da Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil, com interesse ampliado para a América Latina e Caribe. O dicionário, publicado pela Editora Proteção, reúne 522 autores do Brasil e de outros países, tendo 1.236 verbetes temáticos, biográficos, institucionais e de relatos de cases históricos e emblemáticos, no Brasil e no mundo, e já está disponível nas versões impressa e digital. “A obra é considerada única no gênero, se levarmos em conta a temática, qualidade e quantidade dos autores e autoras”, informou o autor.

Por esta razão, o Centro de Inovação do Sesi no Estado, que atua na área de Gestão em SST, fez questão de apoiar e participar do lançamento da obra na Capital. “Esse evento é de grande importância, pois marca o lançamento do livro do professor René Mendes em Mato Grosso do Sul, que hoje é o maior autor de saúde e segurança do trabalho no Brasil. Nós não temos à disposição uma vasta literatura que seja aplicada à realidade do País, então a obra será muito relevante para o desenvolvimento dos profissionais da área e poderá elucidar muitos aspectos sobre o tema”, destacou a diretora de SST do Sesi, Adriana Sato, que também é médica do trabalho.

Evento

Além de lançar o livro, o professor René fará a palestra “A Crescente Complexidade das Questões de Saúde e Segurança no Trabalho e a Necessidade de Novas Abordagens”. Ao final da palestra, será oferecido um coquetel para os presentes e os participantes receberão certificados, desde que estejam previamente inscritos, sem qualquer custo, no link http://goo.gl/4EhKnT. As vagas são limitadas, por isso, é importante inscrever-se o quanto antes, recomendam os professores da comissão organizadora do evento, Alessandra Laudelino Neto, Liliana Guimarães e Fernando Faleiros.

O evento conta, ainda, com apoio de diversas outras entidades de Mato Grosso do Sul ligadas ao trabalho, como o TRT/MS, MPT/MS (Ministério Público do Trabalho), SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Campo Grande), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo) e Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...