quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Ações do TRT no mês de julho marcam campanha "Violências no Trabalho: enfrentamento e superação"



Durante todo este mês de julho, o Tribunal do Trabalho da Paraíba, por meio do Programa Trabalho Seguro, desenvolveu atividades focando o combate à violência no trabalho. Essas ações estão inseridas na campanha do programa para os anos de 2018 e 2019, que tem como tema “Violências no trabalho: enfrentamento e superação”.

Na última sexta-feira (27) foi realizada uma das principais ações do mês, um minicurso que teve a mesma temática do programa Trabalho Seguro no biênio, ministrado pelo psicanalista Bruno Leal Farah, que falou para magistrados e servidores do TRT, bem como para o público externo.

A realização do minicurso aconteceu na data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O evento foi promovido pelo Programa Trabalho Seguro e realizado pela Escola Judicial do TRT13.

Visita à empresa

Os gestores do Programa Trabalho Seguro na Paraíba, juízes André Machado e Mirella Cahú Arcoverde, realizaram outras atividades, como uma visita à empresa São Braz, onde foi ministrada palestra e apresentada uma peça teatral pelo grupo de Teatro TRT13 em Palco, formado por servidores da instituição.

A Assessoria de Comunicação Social do TRT fez várias publicações no site da instituição, bem como nas redes sociais. Todas essas ações enfocaram o tema “Violências no trabalho: enfrentamento e superação”.

Atividades

As atividades, segundo o juiz André Machado, vão continuar. Serão realizadas outras ações visando massificar as diretrizes do Programa Trabalho Seguro para o biênio. Dentre as ações está a iniciativa de divulgação de decisões do TRT que tenham como foco, processos de assédio moral, sexual e qualquer outro tipo de conduta que resulte em violência no trabalho.


Para o juiz André Machado, “o que se busca com isso é esclarecer que condutas e práticas podem configurar e caracterizar um assédio moral, organizacional e, consequentemente, uma violência no ambiente de trabalho”. O magistrado destacou que, para a realização de todos os eventos, contou com a valorosa colaboração do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin 13), para que os objetivos pudessem ser alcançados. “A violência no trabalho é um tema amplo, porque não é só a violência física, mas o assédio moral e sexual ou toda conduta que atente contra a dignidade da pessoa, os valores como trabalhador, sua moral e honra, cor, imagem, crença e opção sexual” disse.

Registro fotográfico






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...