sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Inauguração do Instituto Banco de Olhos do Lions Clubes de João Pessoa – IBOL.


Inaugurado nesta quinta-feira (16) em João Pessoa-PB, o Instituto Banco de Olhos Lions Clube da Paraíba – IBOL. A solenidade aconteceu às 19h00 na sede do complexo Hospitalar, localizada na rua   Luiz Gonzaga Holmes de Almeida, conjunto Mangabeira.
A primeira unidade hospitalar oftalmológica de Mangabeira funcionará através de convênio entre o Centro Universitário Unifacisa e o Instituto Banco de Olhos do Lions Clubes de João Pessoa – IBOL.

“Na Paraíba, o sonho de assistir à pessoas menos favorecidas e portadoras de patologias na visão, nasceu no ano de 1999, por intermédio do CL Gilvan de Almeida Buriti, ex-governador do Distrito LA 5, tendo inicialmente recebido o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, na gestão do então prefeito Cícero Lucena, com a doação do terreno, tendo iniciado as obras com recursos de doações dos associados, empresários e a própria comunidade.

Em seguida com apoio do Governador Estado da Paraíba, através de recursos financeiros do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado, no ano de 2013, fora concluída 80% da obra.

Vale ressaltar que, a Fundação Internacional de Lions Clubes - LCIF, através do mesmo projeto de subsidio padrão do Programa SightFirst combate a cegueira global fez doações de diversos equipamentos oftalmológicos necessários e indispensáveis para o funcionamento do Centro Oftalmológico, que realizará  atendimento gratuito e de qualidade, como cirurgias de urgências, a unidade possibilitará a realização de todos os procedimentos oftalmológicos, desde consultas, exames, cirurgias simples como pterígio e catarata, bem como mais complexas como as de retina e até transplante de córnea”.  Discursa o presidente do Instituto IBOL Humberto Pontes”.
A Associação Internacional de Lions de Clubes é uma organização Internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais. Nasceu do sonho de um empresário de Chicago chamado Melvin Jones, no dia sete de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA.

Ele acreditava que os clubes comerciais existentes na cidade deveriam expandir seus horizontes de preocupações perante os profissionais, para o bem-estar das comunidades e do mundo como um todo.

Em 1925, a escritora e filosofa Helen Keller, que era surda e cega, discursou na Convenção Internacional do Lions Clubes em Cedar Point, Ohio, EUA, desafiando os Leões a se tornarem paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão; Desde então, os Lions Clubes do mundo inteiro têm se envolvido ativamente no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.

Hoje, com mais de 46.000 clubes em 210 países e regiões do mundo e com mais de 1.400.000 associados, o Lions expandiu seu foco para ajudar a atender às necessidades cada vez maiores de nossa comunidade global.

Em 1989 foi lançado pelo Lions Internacional o Programa SightFirst (Visão em primeiro lugar) para combater a cegueira evitável.

Registro fotográfico






Por Laercio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...