quinta-feira, 10 de novembro de 2011

2º seminário sobre boas práticas e inovações em segurança e saúde na indústria da construção


Os acidentes do trabalho constituem um grave problema de saúde pública, especialmente na indústria da construção, exigindo a adoção de políticas públicas voltadas à promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Nesse contexto, o CPR-PB – Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba é uma instância que tem potencializado resultados através de ações solidárias empreendidas por representantes do governo, dos trabalhadores, dos empresários e de entidades e profissionais vinculados no setor.
O CPR-PB é coordenado atualmente pela FUNDACENTRO - Pernambuco e suas reuniões ordinárias acontecem todo mês no SINDUSCON - João Pessoa.
Dando continuidade às celebrações dos seus 15 anos de vida, o CPR-PB realizará o “2º Seminário Sobre Boas Práticas e Inovações em Segurança e Saúde na Indústria da Construção”. 
São objetivos do seminário: a) Socializar experiências que resultaram na melhoria das condições de trabalho em canteiros de obra, incentivando sua adoção pelas empresas construtoras; b) Divulgar as mudanças mais recentes no texto da NR-18 e c) Difundir novas tecnologias que contribuem para um trabalho seguro e saudável no setor construtivo.
O presente seminário reuniu gestores, engenheiros, mestres e encarregados de obra, profissionais de segurança e saúde no trabalho e de RH, pesquisadores estudantes e demais interessados pela discussão de temas relacionados ao binômio trabalho x saúde. 
Entidades participantes: CEREST-CG, SESI -RN, Centro de Ensino Grau Técnico, ETR- Escola Técnica Regional, Centro Profissional Especial, escola Politsc e MET – Ministério do Trabalho e Emprego- DF, Editor da Revista Trabalho Sandro Guidalli.
Composição da mesa de abertura
JOSÉ HÉLIO LOPES
Educador da FUNDACENTRO-PE e coordenador do CPR-PB
RODOLFO CATÃO
Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba
JOSÉ LAURENTINO
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa - SINTRICOM
OZAES BARROS MANGUEIRA FILHO
Vice-Presidente de Relações Trabalhistas e Política Sindical do  SINDUSCON - João Pessoa, Membro do CPR-PB
VALENTINA DE ANDRADE MAIA
Diretora do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba, Vice-Coordenadora do CPR-PB
EDSON CARNEIRO MONTEIRO JUNIOR
Gerente de Saúde do SESI-PB, Membro do CPR-PB
Realizado em 8 de novembro de 2011, no SESI - Centro de Atividades Pedro Franciscano - João Pessoa – PB.
O evento seguiu a programação, acolhimento e credenciamento dos participantes, sessão de abertura, palestra: Liberação do alvará de construção mediante projetos das proteções coletivas e instalações elétricas provisórias: novo paradigma da prevenção de acidentes• Carlos Alberto C. de Pontes e Soraia di Cavalcanti Pinheiro -  auditores-fiscais do trabalho da SRTE-PB, membros do CPR-PB, palestra: relato da experiência integrada entre PCMAT e PCMSO em canteiros de obra• Lélis Antonio Trindade Bezerra - engenheiro de segurança do  trabalho do SESI (PB)• Paula Souto Maia - médica do trabalho do SESI (PB) e professora da UFCG, sessão de debates, prática de ginástica laboral com as professoras de educação física do SESI Margarete e Dominique, palestra: sistemas de ancoragem para trabalhos em altura• Reynaldo Lenci - diretor da meio equipamentos (SP), palestra: o uso do cesto aéreo e plataformas de trabalho aéreo • Kléber Machello Chaves – executivo técnico da Terex  Latin America (SP) palestra Tirando lições do acidente onde morreram 9 operários devido à queda do elevador de obra em Salvador-BA em 09/08/11• José Hélio Lopes - educador FUNDACENTRO e coordenador CPR-PB, no encerramento Erivan Silva, técnico de segurança do trabalho do SESI-PB fez a entrega simbólica dos donativos arrecadados (alimentos) às 2 entidades filantrópicas Vila Vicentina Júlia Freire representada pela senhora Maria Alice e Hospital Padre Zé representado por Cícero Xavier, finalmente a entrega dos certificados aos participantes. 
Realização do evento pelo CPR-PB com parcerias de R&C Proteção, SINDUSCON-JP, SINTRICOM, Solmetra, Ministério Público do Trabalho, SENAI-PB, SESI-PB, FUNDACENTRO-PE, Faculdade Maurício de Nassau e UNEPI.
Participantes
Cícero Xavier, Hospital Padre Zé e Erivan, TST SESI  
Maria Alice, Vila Vicentina  
Membros CPR-PB
Rodolfo Catão, Superitendente SRTE-PB 
José Laurentino, Presidente SINTRICOM 
Carlos Alberto, Auditor Fiscal SRTE-PB 
Kléber Machello, Executivo Terex
Paula Maia, Médica SESI
Reynaldo Lenci, Diretor Meio Equipamentos Hélio Lopes CPR-PB
Lélis Antonio, Engenheiro do Trabalho SESI
Ozaes Mangueira, Vice Presidente SINTRICOM-JP
Composição da mesa
Valentina Maia, Vice Cordenadora CPR-PB
Carlos, Soraia e Edmilson

5 comentários:

  1. Esse tipo de evento é muito importante.
    Estimula a prevenção.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite caro Laercio Silva,quero aqui deixar blogada a minha imensa satisfação por ter participado desse seminário que tão grande me enrriqueceu.Sou estudante da área Técnica de Segurança do Trabalho,e tudo o que eu presencie só aumentou mais o meu desejo de atuar na área,penso que poderei contribuir para que a taxa de AT caiam.Desde ja agradeço pela atenção que todos vcs dedicaram a nossa caravana do Recife.Espero poder participar de muitas outras.Abraço.
    Sandra Costa Alves Recife-PE

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo os companheiros do SINTRICOM JP pela atuação no cotidiano trabalhista.

    ResponderExcluir
  4. dasdores.mota@bol.com.br CUBATI15 de novembro de 2011 08:47

    Olá companheiros do SINTRICOM JP,parabéns pelas conquistas.

    ResponderExcluir
  5. Evento fantástico, uma vez que mostra o compromisso com a saúde e segurança do trabalhador, resultando em ganhos para as empresas o trabalhador e familia e para o país. Parabéns à todos os profissionais que competentemente nos mostrou que o técnico em seguranaça do trabalho é muito importante.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...