segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Corpo de Bombeiros reforça segurança nas praias

Natália Xavier


A partir deste mês, quando as temperaturas já estão elevadas e as chuvas se tornam menos frequentes, a movimentação nas praias da Grande João Pessoa já começa a aumentar. Com mais banhistas nas areias e no mar, a atenção dos guarda-vidas do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros da capital deve ser redobrada.
Por isso, já na primeira semana de dezembro, o efetivo receberá um reforço de 30 homens, semanalmente, totalizando 120 ao final de dezembro. Conforme o comandante da Companhia de Busca e Salvamento da Grande João Pessoa, tenente Ovidio Fernandes, os homens serão distribuídos nas áreas correspondentes ao Litoral sul (Jacumã ao bairro de Manaíra– na capital) e Litoral norte (Bessa – na capital – até Lucena, na região metropolitana).
No primeiro trecho, 24 homens fazem a proteção dos banhistas, enquanto o segundo conta com dez guarda-vidas. Os bombeiros que reforçarão a Companhia de Busca e Salvamento já estão recebendo capacitação.
Segundo o soldado Marcílio Trajano, que atua na região da praia de Tambaú, além do reforço na quantidade de bombeiros nas praias, é fundamental o apoio da população, que precisa tomar medidas de precaução para evitar acidentes.
“Alguns cuidados básicos podem evitar muitos problemas. Aqui na região, acontecem muitos afogamentos de pessoas que entram no mar embriagadas, o que poderia ser evitado. Além disso, também atendemos muitas ocorrências de crianças perdidas, problema que poderia ser solucionado com a utilização de pulseiras de identificação”, revelou.
Segundo o soldado Marcílio, os pontos de maior perigo de afogamento são a praia do Sol e a praia de Gramame. “Nestes locais, a atenção dos banhistas deve ser redobrada. As pessoas devem evitar entrar no mar sozinhas e preferir tomar banho em locais onde tiver um posto de guarda-vidas por perto”, orientou.
Com as crianças, a indicação do Corpo de Bombeiros é que os pais estejam sempre atentos, mesmo que a praia seja considerada tranquila. “Os pais não devem ficar de costas, nem desviar o olhar das crianças. Qualquer distração pode ocasionar um acidente ou a criança pode se perder”, aconselhou.
Para ajudar na identificação de crianças perdidas em dias em que a praia está com mais banhistas, o Corpo de Bombeiros aconselha a utilização das pulseiras de identificação que devem conter o nome e o contato de telefone do responsável. “As pulseirinhas são distribuídas gratuitamente nos nossos postos e nos ajudam muito a encontrar os pais quando uma criança perdida é trazida até nós”, alertou.
A dona de casa Jussara Moraes, que estava na praia no Dia de Finados com o filho de 5 anos, disse que não se descuida. Ela não sabia da distribuição das pulseiras, mas gostou da ideia.
“Acho ótimo. Não sabia, mas agora, sempre que eu vier à praia, eu vou lá (no posto de guarda-vidas) pegar a pulseirinha”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...