sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e marca a implementação, no Brasil, do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários, instituído em 1972 por iniciativa do então ministro do Trabalho Júlio Barata.

Segundo a OIT - Organização Internacional do Trabalho, ocorrem no mundo 2 milhões de mortes por ano relacionadas ao trabalho, aproximadamente uma a cada 15 segundos, e 317 milhões de acidentes não letais são registrados. No Brasil, por ano, tem ocorrido mais de 700 mil acidentes de trabalho, que causam invalidez ou morte de 80 mil pessoas e custam à sociedade estimadamente 111 bilhões de reais.

Os números, entretanto, podem ser maiores, porque o anuário apresenta como acidentes do trabalho apenas aqueles eventos que tiveram Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) registrada no INSS e aqueles que, embora não tenham sido objeto de CAT, deram origem a benefício por incapacidade de natureza acidentária. Estima-se que apenas 50% dos acidentes de trabalho sejam notificados.
Além de resultarem no pagamento de benefícios previdenciários, os acidentes de trabalho acabam gerando ações no Judiciário Trabalhista. São processos que envolvem, por exemplo, pedidos de indenização por dano material, moral e estético decorrentes dos acidentes e pedidos de reintegração ao emprego, quando o empregado foi dispensado indevidamente durante o período de estabilidade acidentária.

Por esses motivos, entre tantos outros não citados, como o sofrimento humano individual de cada vítima e de sua respectiva família por exemplo, que devemos pensar diariamente na segurança no trabalho. O trabalhador deve vê-la como um direito conquistado à duras penas e não um aborrecido dever a ser cumprido e o empregador deve perceber que segurança no trabalho é um investimento, e não um custo.

Neste dia 27/07/2013, sábado, DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO, se você estiver com sua família, passeando, estudando e principalmente trabalhando, lembre-se da importância da segurança no trabalho e da gravidade que o problema dos acidentes de trabalho representa para a sociedade e para cada vítima, lembre-se que a atitude de prevenção deve ser diária, pois ninguém quer virar estatística.


Fonte: OIT, MTE, Fórum Permanente de SST de Caxias do Sul e Círculo Saúde Ocupacional (coordenação/Marilise Benini)


O SINTEST-PB e ASTEST-PB Sindicato e Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba, em celebração ao dia realizaram eventos relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores durante o mês de julho no Estado da Paraíba.


Entrevista ao vivo na TV Cabo Branco filiada a Rede Globo no programa Bom dia Paraíba.

Laercio Silva Presidente ASTEST-PB

Nivaldo Barbosa Presidente SINTEST-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...