domingo, 29 de junho de 2014

Dia do Bombeiro

No dia 2 de julho será comemorado mais um Dia do Bombeiro. A data foi decretada oficialmente no Brasil em 1954, sendo celebrada há 60 anos em comemoração ao decreto n° 1.775, assinada por D. Pedro II em 1856 e que regulamentava pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil, dando inicio a uma das profissões mais conhecidas e valorizadas do mundo.

Esta data é exclusivamente nacional e é importante não confundir com a celebração do dia 04 de maio, quando se comemora o Dia Internacional do Bombeiro, uma celebração de âmbito mundial e que faz alusão ao dia do padroeiro da profissão, São Floriano. O santo foi um oficial romano que criou sem sua Legião de soldados um grupo especializado no combate a incêndios, sendo a primeira equipe e chefe de bombeiros de que se tem registro. Embora seja comemorada há quase dois séculos em países da Europa e na Austrália, a data somente foi oficializada em 1999 após amplo debate internacional.

No Brasil, no mesmo ano em que o decreto que regulamentava a atividade de bombeiro foi assinado pelo imperador, foi criado no Rio de Janeiro o Corpo provisório de Bombeiros da Corte, que era comandado pelo major João Batista de Morais Antas. Até a data, os combates ao fogo eram realizados de forma precária e ao badalar dos sinos, as pessoas faziam uma corrente composta por todos os tipos de pessoas, adultos, idosos e até mesmo crianças, que tinham que passar baldes de água de mão em mão, de um poço próximo até o local do incêndio.

Após a regulamentação da profissão, uma equipe de bombeiros foi treinada, porém era obrigada a trabalhar de forma precária em carroças puxadas por cavalos e que carregavam pipas de água. A profissão evoluiu devagar em território nacional e apenas em 1887 os profissionais passaram a receber equipamentos de boa qualidade, como bombas de água com mangueira.

Mas a primeira grande vitória para a difusão da profissão somente ocorreu quatro anos depois, quando houve um grande aumento no efetivo de homens e a instalação de 50 aparelhos telefônicos para agilizar o serviço.

Neste quase 158 anos de profissão o Corpo de Bombeiros evoluiu constantemente, sendo atualmente considerado Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro e assumindo funções que vão além do combate a incêndios, como buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas.


Fonte: Da Redação: Rafael Barbosa / Fotos: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...