quinta-feira, 26 de junho de 2014

TCE dá 60 dias para Detran elaborar plano de redução de acidentes

Medida foi tomada após análise do relatório de uma auditoria operacional realizada no Detran, durante dois anos.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) fixou prazo de 60 dias para que o Detran apresente um plano de ação com o cronograma de atividades para diminuir o número de acidentes de trânsito. 

A medida foi tomada após análise do relatório da auditoria operacional no Detran, realizada entre janeiro de 2009 a dezembro de 2011. A Corte também determinou aplicação de multa no valor de 2 mil UFRs, o equivalente a R$ 5.080 ao gestor do órgão, em caso de descumprimento. 

O objetivo da auditoria era avaliar o desempenho de ações executadas pelo órgão para promover a redução de acidentes de trânsito com motociclistas na área urbana de Teresina. O trabalho foi motivado pelas estatísticas de acidentes envolvendo este tipo de veículo. Somente de janeiro a abril deste ano, segundo o Ciptran, foram registrados 615 acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, com 372 vítimas. Onze pessoas morreram e 22 ficaram feridas.

No relatório, os técnicos apresentaram evidências da falta de ações mais efetivas para a redução desses acidentes. Dentre elas, deficiências no quadro técnico da escola, redução de investimentos em campanhas educativas de trânsito, descontinuidade nas ações de educação de trânsito e dificuldades operacionais para a realização das campanhas educativas.

O atual presidente do Detran, Jeová Alencar, destacou que no período da auditoria a direção era outra e que está fazendo o possível com o número de funcionários da Casa. "Mas o Detran é um órgão que precisa de concurso público", acrescentou.

Em entrevista ao vivo para o Notícia da Manhã, Jeová disse ainda que em 10 dias estará com o cronograma de atividades pré-pronto. "Além disso, vamos dar continuidade aos programas que já tínhamos, como as blitzen e o Detran nas escolas", finalizou.

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...