quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Inquéritos para investigar falta de segurança no trabalho crescem

Foram 371 casos no ano passado contra 413 em 2014 em Campinas.

Setor da construção civil é o que mais apresenta problemas, diz MPT.
Do G1 Campinas e Região

O Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou um aumento de 11,3% nos inquéritos abertos para investigar a falta de segurança no trabalho de janeiro a agosto deste ano, se comparado com o mesmo período de 2013 em Campinas (SP). Foram 371 no ano passado contra 413 em 2014. De acordo com a entidade, o setor de construção civil é o que mais apresenta problemas em relação à segurança do trabalhador.

Segundo o procurador do trabalho Everson Rossi, os casos mais comuns são de choque elétrico, trabalho em altura e soterramento e todos eles podem levar o trabalhador à morte. “É obrigação do empregador instruir os trabalhadores e fornecer o equipamento individual e fiscalizar o uso. Além disso, cabe ao empregador instalar o equipamento de proteção coletivo, que muitas vezes é o maior causador de acidentes", explica.

Ele salienta ainda que é importante denunciar as irregularidades. "Porque quando há um risco eminente para o trabalhador, a obra é embargada", destaca.

Risco

Rotinas e equipamentos que já deveriam ser considerados básicos, ainda são desrespeitados por muitos trabalhadores e empresas. Um flagrante feito por um telespectador do Jornal da EPTV em um estacionamento perto de Viracopos confirma que o desrespeito ainda é comum. No vídeo enviado, um operário trabalha na instalação de um poste de propaganda sem equipamentos de segurança.

A empresa Virapark, responsável pelo estacionamento onde o funcionário foi flagrado sem equipamentos de segurança, garantiu que o outdoor fica num terreno ao lado. Ela disse ainda que não sabe informar quem é a responsável pelo serviço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...