O
sétimo ano do Movimento Maio Amarelo será um desafio e tanto. O Movimento,
construído em cima de relações, contato social e reuniões terá que se
reinventar em 2020, afinal enfrentamos uma pandemia e as recomendações das
autoridades de saúde pública são para que todos pratiquemos o isolamento
social, evitando assim a propagação do vírus que acomete milhões de pessoas em
todo mundo.
Por
isso, a coordenação do Movimento Maio Amarelo nacional, realizada pela equipe
do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, decidiu em conjunto com o
Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) promover um movimento totalmente
digital, durante o mês de maio. As ações presenciais foram aconselhadas a serem
realizadas no próximo mês de setembro, quando o cenário da pandemia já deve ter
mudado e também onde já é celebrada a Semana Nacional de Trânsito.
Com
isso, o Maio Amarelo vai acontecer somente pelo contato virtual, seja pelos
sites, pelas redes sociais ou mesmo pelos aplicativos de mensagens
instantâneas. O Maio Amarelo vai levar a mensagem de um trânsito seguro mesmo
sem o encontro de pessoas em 2020.
O
slogan desse ano é: “Perceba o risco. Proteja a vida”. É assim, divulgando os
riscos que o trânsito apresenta por intermédio das ferramentas de comunicação
que hoje temos, é que vamos fazer desse ano o mais abrangente de todos na
história do Movimento. Abranger no sentido de fazer a nossa mensagem chegar nos
milhões de smartphones de todo país, por meio de GIFs, de vídeos curiosos, de
figurinhas, além é claro de mensagens de áudio, posts e stories em todos os
canais mais populares que hoje fazem tanto sucesso, seja qual for a idade do
internauta.
A
ideia desse mote foi exatamente passar à sociedade uma fala já comum entre os
técnicos de segurança viária que é a tal percepção de risco. “Quando o cidadão
entende que, usar o cinto pode salvar a vida dele, ele passa a usá-lo sem
esquecer nos mais curtos deslocamentos. E assim é com o celular, com a
manutenção preventiva, com o respeito a velocidade máxima permitida, etc. E foi
pensando em ampliar esse conceito junto à sociedade que nasceu o tema de 2020:
Perceba o risco. Proteja a vida”, explica José Aurelio Ramalho,
diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
A
agência Atua, de Sorocaba/SP, assina todo conteúdo da campanha de 2020 e teve o
desafio de criar um material que fosse totalmente digital, priorizando os
aplicativos de mensagens instantâneas que hoje são a principal forma de
comunicação, num momento em que o isolamento social é necessário. Para Carlos
Bonassi, diretor executivo da Atua, “fazer mais uma campanha do Movimento Maio
Amarelo é um orgulho para toda equipe. O trabalho neste ano foi realmente um
desafio, mas conseguimos fazer uma campanha home-office, ou seja, uma campanha
“all type”, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, ou seja, sem
foto, filme e sem qualquer encontro de pessoas. Esperamos que ela cumpra seu
papel e se espalhe entre amigos, nos grupos de WhatsApp, nas redes sociais e a
mensagem para que todos avaliem os riscos do trânsito chegue a todos os
brasileiros”, conta Carlos.
Para
o diretor geral do Denatran, Frederico de Moura Carneiro, o “importante é
preservar a vida de todos no trânsito. Por isso, vamos fazer uma campanha
digital para levar informação principalmente para quem não pode parar, que são
os caminhoneiros e entregadores, seja de motocicleta, seja de bicicleta, além
dos profissionais da segurança pública e de saúde”.
ABERTURA
VIA LIVE
Havia
duas aberturas previstas para esse ano: uma nacional que seria realizada em
Blumenau/SC e outra, internacional, em Montevidéu/Uruguai, porém, por conta da
pandemia do coronavírus ambas foram canceladas. Entretanto, para registrar a
data, na noite do último dia 29 de abril, uma live marcou o lançamento do
Movimento Maio Amarelo 2020, via Facebook e Instagram em todo país. Nos 45
minutos de conversa, Ramalho e Francisco Garonce, relações institucionais do
OBSERVATÓRIO, puderam apresentar a campanha de 2020, todas as peças produzidas,
como nasceu o conceito e como cada uma deve ser usada, nas mais variadas
plataformas de comunicação. Mais de 500 pessoas acompanharam a live que foi a
1ª oficial na história do Movimento.
O
material do Movimento em 2020, que poderá ser usado por qualquer pessoa,
empresa ou entidade já está disponível com versões para que o apoiador insira
seu logo na peça, no vídeo ou mesmo nos banners ou stories. “Temos certeza que,
por meio das redes sociais e dos apps de mensagens pelo celular, faremos nossa
mensagem de segurança no trânsito chegar a mais e mais brasileiros, trazendo
mais consciência e responsabilidade a todos que transitam”, finaliza Ramalho.
Conheça
e compartilhe os materiais do Movimento Maio Amarelo!
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