sábado, 8 de maio de 2010

MPT recebeu em um ano mais de 600 denúncias sobre ambiente de trabalho

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba recebeu de janeiro do ano passado a janeiro deste ano, mais de 600 denúncias de trabalhadores referentes a irregularidades no meio ambiente do trabalho, que resultaram em acidentes e doenças diversas. Os dados foram passados agora há pouco na Assembleia Legislativa pelo procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Ramon Bezerra dos Santos, em sessão especial pela passagem do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado último dia 28. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Rodrigo Soares.

“São números que, se por um lado me animam porque revelam o esforço do MPT em reduzir as estatísticas de acidentes e doenças do trabalho, por outro me preocupam, já que ficamos a perguntar: quantas situações inadequadas de ambiente de trabalho deixaram de ser observadas? Por isso é que o MPT precisa muito do apoio dos sindicatos na luta contra essas estatísticas”, comentou Ramon Santos.

A Paraíba registrou em 2008 mais de 4 mil acidentes de trabalho (4.229). Isso significa um crescimento de 8,8% em relação ao ano anterior (3.884) e de 60% comparado a 2006 (2.643). Os últimos dados sobre essa estatística foram divulgados pela Previdência Social, que registrou, em todo o Brasil, 764.933 ocorrências naquele ano e 653 mil no ano anterior. O Ministério Público do Trabalho na Paraíba lembra que o dia 28 de abril foi instituído como o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e tem se empenhado para reduzir esses números no Estado.

O procurador também lembrou a força-tarefa realizada pelo MPT na Paraíba na zona canavieira do Estado e na construção civil, que resultaram em diversos procedimentos.

Além do procurador-chefe do MPT, foram convidados à sessão na Assembleia Legislativa representantes de sindicatos, INSS e outras autoridades.

Da ascom PRT 13ª Região/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...