sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ergonomia em Escritórios



ILUMINAÇÃO AMBIENTE
Este é um fator relevante para o conforto visual, que pode influenciar na produtividade e qualidade final do trabalho. 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a quantidade mínima de iluminação para diversos tipos de atividades.

Acesso a norma de Iluminância.

Seguir esta normatização é apenas o primeiro passo para se ter um ambiente saudável neste sentido. Na sequência deve-se preocupar com a localização dos postos de trabalho em relação as luminárias e janelas. Deve-se ainda estar atento às diferenças entre colaboradores destros e canhotos que ocuparão os postos.
Dica: consultar um engenheiro especialista em segurança do trabalho.

O que diz a NR-17 sobre iluminação
17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.

17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

17.5.3.3. Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO. 

17.5.3.4. A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...