segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Paraíba ganha Fórum de Engenharia


Entidades que reúnem profissionais da engenharia vão lançar hoje, em João Pessoa, o FPE-PB (Fórum Paraibano de Engenharia da Paraíba). O Fórum será um espaço aberto e democrático, de ideias e articulação, das entidades de classe que representam os profissionais da área.

Integrarão o Fórum as seguintes entidades: Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Sindicato dos Engenheiros, Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícia (Ibape), Sindicato dos Técnicos, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Clube de Engenharia, Associação dos Engenheiros Agrônomos e Associação dos Engenheiros de Minas do Estado da Paraíba.

O Fórum promoverá o engajamento dessas entidades com os profissionais, movimentos sociais, redes sociais e demais organizações da sociedade civil organizada. O evento de criação do Fórum Paraibano de Engenharia será hoje e amanhã, no Hotel Litoral, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

A abertura será feita às 20h de hoje, pelo atual presidente do Crea, Paulo Laércio. Às 20h30, haverá uma palestra magna, proferida pelo presidente do Conselho Nacional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo.

Amanhã, às 8h30, será debatido o tema “Transporte Público e Mobilidade Urbana”. Os palestrantes serão o engenheiro José Carlos Xavier, presidente da Companhia de Transporte Coletivo de Goiânia (GO) e o engenheiro paraibano Carlos Batinga, gestor Operacional do Salvador Card, em Salvador (BA). O debatedor será Francisco Isídro Machado, presidente da Associação dos Deficientes e Familiares.

Ainda pela manhã, será discutido o tema “Cidades Sustentáveis no Século 21: Habitação de Interesse Social. A palestrante será a engenhaira Emília Correia Lima, presidente da Cehap. O debatedor será Jovank C. Scocuglia, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

À tarde, o tema será “Meio Ambiente e Código Florestal”. A palestranta será a professora Cristina Crispim, da UFPB, e os debatedores serão Jonas Dantas dos Santos, presidente do Crea da Bahia, e Maria do Perpétuo Socorro Campos Fernandes, coordenadora da rede de Ongs Pela Mata Atlântica. Ao final do evento, será feita a apresentação do painel das entidades que integram o Forum Estadual de Engenharia.

Debate sobre alternativas às políticas públicas.

“O fórum será o início de um processo de debates, discussões e reflexão permanente na busca de alternativas às políticas públicas, visando contribuir na elaboração de um projeto de desenvolvimento estadual e nacional que tenha como premissa a inclusão e sustentabilidade”, disse a presidente eleita do Crea, Giucélia Figueiredo.

Segundo ela, é o espaço onde os profissionais da área tecnológica e suas entidades representativas da classe terão a oportunidade de integrar e compartilhar seus conhecimentos especializados e suas concepções para construir uma sociedade mais justa, respeitosa dos direitos humanos, das necessidades tecnológicas e sociais.

“O fórum terá a capacidade de articular os profissionais das áreas tecnológicas, suas entidades representativas, as universidades, o setor produtivo e os diversos segmentos da sociedade civil organizada, para que possam, através do debate e da participação, intervir de forma propositiva na formulação de políticas públicas geradoras de em prego e renda, colocando, desta forma, os profissionais das áreas tecnológicas, como protagonistas do desenvolvimento sustentável ora em curso no nosso país e no nosso Estado”, declarou a presidente do Crea.

Portanto, o êxito desse fórum dependerá, conforme Giucélia, da participação e do compromisso de todos no enfrentamento de desafios como tecnologia com responsabilidade social e compromisso público, além de criar as condições para que essa tecnologia seja apropriada pela maior parte da população.

A criação do Fórum na semana que se comemora o Dia do Engenheiro é simbólico e representativo. “Ao mesmo tempo em que homenageamos esses profissionais, verdadeiros executores do desenvolvimento, colocamos à disposição da sociedade um espaço de debates e participação, consolidando dessa forma o nosso papel social”, frisou Giucélia Figueiredo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...