quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ampliação do programa contra choque elétrico



PARAÍBA AMPLIA PROGRAMA EXITOSO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS NA CONSTRUÇÃO


Em palestra durante a 176ª reunião ordinária do CPR-PB, o Gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa - engenheiro Francisco Leite Brasil - detalhou as mudanças que estão sendo feitas na Norma de Distribuição Unificada (NDU-002) da citada concessionária. As alterações representam um grande avanço no combate aos acidentes elétricos na construção, tendo em vista que, a partir de 1º de setembro, a obrigatoriedade da apresentação do projeto elétrico para ligação da energia da obra será estendida para todo o estado da Paraíba. Até agora, a regra só era aplicada na grande João Pessoa, tendo sido decisiva na eliminação das mortes por choque elétrico no setor construtivo.

Os ajustes na norma da Energisa resultaram de articulações do CPR-PB visando consolidar seu Programa de Redução de Acidentes Elétricos (PRAE), o qual integra a convenção coletiva da categoria em João Pessoa e cujo termo de compromisso foi assinado em 2006.  

Assim, a nova NDU-002 estabelece para ligação da energia da obra - ou de reforma da edificação - que a empresa anexe ao projeto elétrico os seguintes documentos:  1) Detalhamento do aterramento dos quadros elétricos; 2) Localização dos quadros elétricos em planta baixa; 3) Diagrama unifilar dos quadros de cargas e 4) Anotação de responsabilidade técnica (ART) do profissional responsável.

Ações estruturantes como esta representam um choque na cultura do improviso e da gambiarra, ainda reinante na construção civil. E, por outro lado, traduzem o verdadeiro papel dos Comitês Permanentes Regionais, instâncias colegiadas cuja missão é lutar por obras mais seguras e saudáveis.

Fonte: Hélio Lopes - hlopes@fundacentro-pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...