sábado, 9 de junho de 2012

Corpo de Bombeiros comemora 95 anos de atuação na Paraíba



O Corpo de Bombeiros é a instituição de maior credibilidade junto à população no Brasil e no Mundo. Na Paraíba, a corporação completa 95 anos de fundação neste sábado (9). O efetivo é de 1.350 bombeiros, incluindo 150 mulheres. Além do Comando Geral, em João Pessoa, existem unidades em Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. A política no campo social é levada a sério pela instituição. Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba desenvolve seis projetos sociais: Bombeiro Mirim; Gol 10; Na melhor Idade; Cidadão; Na Escola; e Bombeiro na Comunidade.



O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel BM Jair Carneiro Barros, destaca a importância das ações sociais executadas pela corporação. Um projeto em expansão para outras unidades é o Bombeiro Mirim. Implantado desde 2010, funciona em João Pessoa e na cidade de Cajazeiras. Na capital, o trabalho atende 99 crianças carentes das comunidades Ilha do Bispo, Bairro dos Ipês e Mandacaru.



O projeto estimula a participação efetiva. As crianças são transportadas das comunidades para o Corpo de Bombeiros. Na sede do Comando Geral, a garotada tem lições de proteção contra incêndio; acidentes domésticos; primeiros socorros; trânsito; defesa civil e natação utilitária durante quatro meses. "Eles aqui têm toda essa orientação básica de primeiros socorros, de atendimento pré-hospitalar e sobretudo de cidadania”, revela o comandante Jair Carneiro.



O tenente bombeiro Oswaldo Pontes é secretário geral e supervisor de ensino do projeto Bombeiro Mirim. Ele revela que o programa é fruto de um convênio entre a Secretaria de Segurança e Defesa Social e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os alunos recebem um manual de instruções e o fardamento do curso. As crianças têm entre nove e onze anos e chegam ao Corpo de Bombeiros por meio de parceiros que assistem comunidades com altos índices de vulnerabilidade.



2º BBM comemora os 95 anos do Corpo de Bombeiros com demonstração de salvamento.


Dentro da programação comemorativa, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Campina Grande realizou na manhã desta sexta-feira (8), uma demonstração de salvamento em altura, no edifício Lucas, localizado na Rua Marquês do Herval, no centro.

De acordo com o major Fábio Santos, comandante do 2º BBM, foi escolhido uma situação adversa, um edifício antigo no coração da cidade, com 13 pavimentos, sem rede de hidrantes, um ambiente saturado. “Mesmo assim, os profissionais do Corpo de Bombeiros demonstraram estar capacitados para realizar operações em situação de crise”, destacou.

Dez homens do Pelotão de Busca e Salvamento, do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, comandados pelo tenente Flaubert Wesley participaram da Operação, que chamou a atenção dos moradores do prédio e quem passava pelo local.

A primeira atividade foi feita pelo soldado Djacy, o comando craw, que tem a finalidade de demonstrar técnicas de retomada e transposição em cabo horizontal.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...