Evento reuniu gestores para debater segurança e saúde na construção
No dia 19 de junho, João Pessoa foi palco do seminário “Segurança e Saúde no Trabalho como Fator de Competitividade e Fundamento do Negócio Sustentável na Indústria da Construção”, fruto de parceria entre o CPR-PB e o SESI. O evento reuniu cerca de 60 participantes no auditório do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba, entre empresários, engenheiros, dirigentes sindicais, juízes do trabalho, profissionais de segurança e gestores da indústria da construção. O seminário teve por objetivos socializar iniciativas que resultaram na melhoria das condições de trabalho em obras e demonstrar que a segurança no trabalho é pressuposto indispensável para agregar valor ao negócio da empresa.
A palestra de abertura foi conduzida pelos juízes Marcello Wanderley Paiva e José Artur Torres, membros do Tribunal Regional do Trabalho (13ª Região) e do CPR-PB. Eles discorreram sobre oPrograma Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho, que, dentre outras ações, tem promovido campanhas educativas nas obras dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. Enquanto gestores regionais do referido programa, os juízes informaram que irão visitar grandes obras públicas no estado, a exemplo do Centro de Convenções de João Pessoa.
O Gerente de Saúde do SESI-PB e também membro do CPR-PB, Edson Carneiro Monteiro Júnior, fez o lançamento do Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção. A iniciativa vai ampliar o acesso das empresas e trabalhadores da construção a informações sobre segurança e saúde no trabalho, envolvendo 3 linhas de atuação: Programa de Sensibilização e Treinamento (PST), Diagnóstico de Prevenção de Quedas (DPQ) e Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT).
Por fim, o empresário Guilherme Melro, sócio da Contrato Engenharia e presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas, encerrou com chave de ouro o seminário. Ele relatou o conjunto de ações implementadas pela sua empresa quanto à melhoria das condições de trabalho e valorização dos trabalhadores. Destacou o processo de certificação da qualidade, que levou a construtora a crescer sem abrir mão da segurança e saúde. Exibiu vídeo sobre o programa “Quem faz casa, quer casa”, através do qual um funcionário da empresa recebe uma casa nova sempre que um empreendimento é entregue.
O seminário foi encerrado com um coquetel aos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário