quinta-feira, 6 de junho de 2013

Capital da Paraíba adotará limitador de decibéis contra poluição ...

Do G1 PB


Edílton Nóbrega, secretário da Semam, explicou que aparelho ajudará na redução da poluição sonora (Foto: André Resende/G1)Edílton Nóbrega, secretário da Semam, explicou
que aparelho ajudará na redução da poluição
sonora (Foto: André Resende/G1)
O principal problema ambiental registrado pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) é a poluição sonora, segundo Edilton Nóbrega, secretário da Semam. Para combater um problema tratado como crônico na capital paraibana, a Semam deve adquirir um aparelho limitador de decibéis que será instalado em ambientes com alta intensidade de barulho, como casas de shows, bares e restaurantes.
Edilton Nóbrega explica que o aparelho impede que o volume ultrapasse o limite de decibéis determinado pela Semam, evitando que o volume seja aumento pelo dono do estabelecimento após a notificação dos agentes da Semam. “O nosso maior problema era quando os agentes iam até o local, indicavam o limite que só era respeitado enquanto a Semam estava no local. Quandos agentes iam embora, o limite de decibéis voltava a ser desobedecido. Com este aparelho, isto não será possível”, comenta.
O secretário explica que o aparelho já foi aprovado pelo prefeito Luciano Cartaxo, mas ainda não existe uma data exata de quando passará a ser usado pela prefeitura de João Pessoa. A princípio o aparelho será custeado pelo proprietário do estabelecimento, como parte do custo do isolamento acústico exigido pela prefeitura.
O aparelho foi desenvolvido no Brasil e já é utilizado em Porto Seguro, na Bahia. O desenvolvedor do limitador de decibéis, Geovaldo Miranda, ressalta que o dispositivo trouxe resultados positivos às cidades que o adotaram. “Havia um problema parecido com o da orla de João Pessoa, na orla de Porto Seguro. E após adotar o limitador, o problema foi resolvido na maioria dos casos”, garante. O aparelho pode ser instalado em qualquer equipamento sonoro profissional, semi-profissionais e doméstico

Inventor de Eunápolis cria limitador de som usado em várias cidades do país

Empreendedor procurou o Sebrae para registrar o invento e destaca o apoio recebido pela instituição

Inventor exibe o produto, que já rompeu as fronteiras de Eunápolis
O artigo 54 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que versa sobre a poluição sonora, não é fácil de ser obedecido, principalmente na Bahia, famosa pela musicalidade e pelo número de festas. Mas em Eunápolis, no extremo sul, a lei é seguida à risca desde 2007, quando a Justiça determinou que um limitador de som fosse instalado em 24 carros de propaganda sonora. De lá para cá, não há boate, casa de show ou academia de ginástica que consiga alvará de funcionamento se não tiver o aparelho instalado.

Trata-se do Somblok, invento do técnico em eletrônica e tecnólogo em telecomunicações José Geovaldo Vianna de Miranda, 43 anos, pernambucano radicado em Eunápolis desde 1986. O aparelho de 7 cm x 25 cm é acoplado a qualquer sistema de som e pode até desligá-lo caso o volume ultrapasse o número de decibéis permitido pela lei municipal – no caso de Eunápolis, o limite para os carros de som é de 55 decibéis. A invenção surgiu de uma decisão judicial expedida em 2007, quando todos os carros de propaganda sonora foram proibidos de circular em Eunápolis. Ao todo, foram oito meses de proibição. O promotor de justiça João Alves da Silva Neto, autor da ação, precisava encontrar uma solução para o impasse e mandou chamar Geovaldo, que criou o Somblok.

O aparelho avisa quando o volume está acima do limite. Se o volume não for corrigido, o Somblok começa a gerar interferência no som. Caso o som continue alto, o sistema de som é desligado imediatamente. Quando instalado, o Somblok só pode ser retirado se seus lacres forem rompidos. E quem faz isso está sujeito a uma multa de R$ 1,2 mil.

Com o sucesso do aparelho, Geovaldo sentiu necessidade de patenteá-lo, e por isso buscou a orientação de Jane Silva, gestora do Ponto de Atendimento Empresarial do Sebrae em Eunápolis. “O Sebrae foi quem me auxiliou em todo o processo de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), além de ter me dado apoio no aprimoramento do design do produto. O Sebrae foi meu grande incentivador”, revela.

Hoje o Somblok – que custa R$ 800,00 – está presente, na maioria dos casos por determinação da Justiça, em estabelecimentos de várias cidades da Bahia, como Salvador, Luis Eduardo Magalhães e Porto Seguro. Também já foi instalado em algumas cidades de São Paulo e Santa Catarina. Recentemente, a Câmara Municipal de Recife pediu informações sobre o invento e até Portugal entrou em contato com o inventor para saber mais sobre o aparelho.

Geovaldo sempre foi fascinado por eletrônica e aos 10 anos já ganhava prêmios por seu inventos nas feiras de ciências das escolas. “Só com uma antena que vendi, minha mãe mobiliou a casa toda”, conta. “Eu tive professores que me ensinaram muito, principalmente em Paulo Afonso, onde fiz o meu curso técnico”, conta. Geovaldo já criou diversos equipamentos, como um teledifusor – uma espécie de alarme eletrônico – para a empresa Itapebi Hidrelétrica, e uma melhoria num retificador da Intelsul, empresa de Curitiba. Desenvolveu também mais de uma dezena de equipamentos que classifica de “adaptações”, para a antiga Telebahia.

O Somblok tem dado a Geovaldo, atualmente presidente da Associação Comercial e Empresarial de Eunápolis (ACEE), também reconhecimento. Exemplo foi uma premiação concedida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na categoria “Invento Independente”. Ele também tem sido convidado como palestrante em diversos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).

Mutirão tira dúvidas sobre marcas e patentes

Assim como Geovaldo, o empresário que quiser saber como regularizar marcas e patentes tem uma boa oportunidade esta semana, quando uma equipe de profissionais especializados vai esclarecer as principais dúvidas por meio de palestras, compartilhamento de experiências e exposição de casos de sucesso. O Sebrae está patrocinando o Road Show - Mutirão de Marcas e Patentes, realizado em 27 cidades baianas.

Em Eunápolis, o evento acontece quarta e quinta, 15 e 16, na Associação Comercial (Rua 5 de Novembro, 300, 1º andar, Centro), das 9 horas às 16h30. Às 9h30 haverá a palestra “Se eu protejo a minha marca ganho mais?” e, logo após, atendimento individualizado. A programação será a mesma nos dois dias. Inscrições no local e no Sebrae (3281-1782).
O mutirão segue para Porto Seguro na sexta, 17, com a mesma programação, nos mesmo horários. Lá o atendimento será realizado na Publique Mais (ao lado da Academia da Onda, rua Pero Vaz de Caminha, 112, Centro). As inscrições estão sendo feitas no Sebrae (3288-1564).

Haverá, gratuitamente, consultoria técnica e jurídica, pesquisa e levantamento de marca. Durante a consultoria, os participantes poderão fazer o depósito de marca, basta levar as cópias do CNPJ, contrato social e logotipo, se houver. Somente será cobrada a taxa federal. A patente tem por objetivo assegurar a seu titular a exclusividade sobre o invento protegido.
O Sebrae poderá apoiar as empresas interessadas através de consultoria por meio do Programa Sebraetec. Para isso basta o empresário procurar o Ponto de Atendimento do Sebrae mais próximo. Micro e pequenas empresas têm custo diferenciado para taxas de registro de marcas junto ao INPI.

Por: Débora Vicentine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...