terça-feira, 18 de junho de 2013

O método de árvore de causas na investigação e análise de acidentes do trabalho

Pesquisador da Fundacentro ministrará curso sobre “Método de Árvore de Causas”

O curso é oferecido a profissionais atuantes na área de SST, SESMT de empresas e instituições e dirigentes sindicais, que lidam com investigação de acidentes nos Sindicatos Patronais e de Trabalhadores

Por ACS/DMS


Nos dias 25 e 26 de junho de 2013, o Centro Estadual do Espírito Santo (CEES) promove o curso “O método de árvore de causas na investigação e análise de acidentes do trabalho”.

O curso será realizado no CEES, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30, localizado à Rua Cândido Ramos, nº 30 – Jardim da Penha – Vitória/ES.

O engenheiro de minas e de segurança do trabalho, Leônidas Ramos Pandaggis, ministrará o curso. Leônidas também é mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e tecnologista pleno do Setor de Serviços de Processos Industriais da Fundacentro em São Paulo.

O objetivo do curso é propiciar aos participantes a iniciação teórica e prática ao Método da Árvore de Causas, fornecendo elementos necessários a uma melhor compreensão do fenômeno acidente, de maneira que se tornem capazes de, na investigação e análise de acidentes do trabalho, obter um número maior de informações sobre sua constituição, estrutura e natureza, condição imprescindível à formulação e adoção de medidas de prevenção eficazes.

Além da introdução aos programas de segurança e saúde das empresas, método que permite identificar a causa de acidente, os alunos farão exercícios de apresentação, discussão, análise e apresentação das soluções propostas por cada grupo.

São 45 vagas gratuitas. Por empresa e/ou instituição poderá participar somente uma pessoa, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição, com todos os dados solicitados pela coordenação do curso e com assinatura da direção e/ou chefia imediata da empresa/instituição, no ato da pré-inscrição do participante, visando à efetivação desta e a garantia da participação.

O interessado deverá enviar a ficha de inscrição para o email: francisco.gusmao@fundacentro.gov.br, coordenador do curso, Francisco de Almeida Gusmão, ou por fax: (027) 3314-1867.

Para mais informações e visualização do folder -http://www.fundacentro.gov.br/LinksDownload/Noticias/FolderCursoADC...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...