domingo, 1 de dezembro de 2013

Presidente do Sintest-PB recebe Título de Cidadão Pessoense

“Os acidentes de trabalho têm vitimado muitos profissionais no município, na Paraíba e em todo o Brasil, e o trabalho que o sindicato da categoria realiza aqui é fundamental para estimular as empresas, as indústrias e a sociedade a cobrarem políticas públicas concretas como prevenção de um alarmante índice de mortes nesse setor”. O alerta […]

Bira (PT) foi o autor da propositura que homenageou Nivaldo Barbosa de Sousa, em sessão solene realizada no auditório do Sec/Senac, na tarde desta quarta-feira (27).
“Os acidentes de trabalho têm vitimado muitos profissionais no município, na Paraíba e em todo o Brasil, e o trabalho que o sindicato da categoria realiza aqui é fundamental para estimular as empresas, as indústrias e a sociedade a cobrarem políticas públicas concretas como prevenção de um alarmante índice de mortes nesse setor”. O alerta foi feito pelo vereador Bira (PT), em um dos trechos do seu discurso na sessão solene de entrega do Título de Cidadão Pessoense ao presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba (Sintest-PB), o tecnólogo na área Nivaldo Barbosa de Sousa.
Segundo o parlamentar, Nivaldo Barbosa tem prestado um grande serviço à Capital, defendendo a valorização e o fortalecimento do segmento e, ao mesmo tempo, propondo e apoiando a consolidação de ações para que a atividade de segurança do trabalho possa ser reconhecida no Estado. “Eu conhece Nivaldo atuando em movimentos secundaristas, como presidente do grêmio estudantil do antigo Cefet, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em Jaguaribe, nas suas lutas também como liderança comunitária e, agora, como presidente do Sindicato”, acrescentou.
Bira enfatizou que, através do seu gabinete e com o apoio do Sindicato e de profissionais, vem, há bastante tempo, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e nos debates fora dela, chamando a atenção das autoridades e da população sobre a prática da prevenção de acidentes em setores como construção civil, indústria, repartições, entre outros ambientes onde as pessoas convivem e trabalham. “O Sindicato, na pessoa do seu presidente Nivaldo, tem nos ajudado a consolidar vários projetos de leis para fortalecer a área e a categoria. Entre eles, a Semana Municipal da Segurança do Trabalho”, comentou.
 Para o vereador, são propostas parlamentares como essa e outras que estão tornando as empresa e as indústrias mais respeitadas, obrigando-as a tomarem uma série de condutas que passaram a prevenir acidentes de trabalho. “Nós precisamos estar, cada vez mais, aprimorando políticas prevencionistas”, disse. Com relação à homenagem, Bira ressaltou que, primeiro, o Título ratifica a atitude de Nivaldo ter adotado João Pessoa como sua terra e, acima de tudo, a Câmara dos Vereadores ter demonstrado comprometimento em acompanhar de perto as ações de fiscalização e prevenção.
Já o homenageado, o campinense Nivaldo Barbosa de Sousa, que é detentor de um extenso currículo, disse que recebia a honraria com muita emoção, alegria e satisfação, uma vez que deixou sua terra natal para morar, há muito tempo, na Capital paraibana. “Eu me apaixonei por esta cidade. Foi aqui que eu fiz uma família. Foi aqui que eu me realizei profissionalmente. Esta cidade me recebeu de braços abertos”, comentou.
Nivaldo Barbosa revelou que escolheu esta quarta-feira, dia 27, para receber a homenagem por se tratar da data em que se comemora o Dia Nacional do Técnico em Segurança do Trabalho. Ele fez questão de dizer ainda que era apaixonado pela tarefa de prevenir acidentes e achou mais correto comemorar a homenagem com os familiares, amigos e os profissionais da área. “É uma profissão pela qual eu sou apaixonado. Nós atuamos na prevenção das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho de cada trabalhador. Onde tiver trabalho, nós estamos presentes”, concluiu.
 A sessão solene de entrega do Título aconteceu durante o IV Encontro Estadual dos Técnicos em Segurança do Trabalho, no auditório do Sesc/Senac, e contou com a presença de dezenas de técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, além de especialistas e professores da área. Durante o evento, foram homenageados também, com uma pequena placa comemorativa, os técnicos que mais se destacaram no ano de 2013, a exemplo do palestrante Ronildo Lopes, de Fortaleza (CE).
Os engenheiros Aparecida Estrela e Edvaldo Nunes elogiaram a iniciativa do vereador Bira e destacaram o trabalho realizado pelo presidente do Sintest-PB, Nivaldo Barbosa. “É um orgulho para mim estar participando deste evento”, afirmou Aparecida. “É uma satisfação estar aqui nesta solenidade prestigiando um profissional como Nivaldo ser reconhecido por sua atuação”, destacou.

 Fonte : Paulo de Pádua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...