quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Segurança no trabalho e na vida


A informação mais antiga sobre cuidados com a segurança do trabalho está registrada em um documento egípcio, o Papiro Anastacius V, do ano 2.000 a.C., que fala da preservação da saúde e da vida dos trabalhadores, descrevendo as condições de trabalho de um pedreiro. Passados vários séculos, a sociedade organizou-se e criou normas e entidades fiscalizadoras para controlar os riscos do processo produtivo, sendo necessária a formação de profissionais especializados.

A importância desses especialistas está diretamente relacionada à preservação da vida e da saúde dos trabalhadores. No Brasil, tínhamos na década de 1970 um registro anual de 1,6 milhão de acidentes para 12,4 milhões de trabalhadores registrados. Esta média foi reduzida para 700 mil acidentes/ano para um universo de 45 milhões de trabalhadores registrados no ano de 2011. Ainda são números expressivos que correspondem a um gasto anual de mais de R$ 70 bilhões e ao custo incalculável da perda de vidas. O assunto é tão sério que já tivemos um presidente da República vítima de acidente de trabalho antes de assumir o cargo, quando era torneiro mecânico.

Esperamos que, educando as futuras gerações e com o trabalho incansável dos prevencionistas, os acidentes façam apenas parte da história. A cada novo dia, encaramos a luta contra os acidentes de trabalho como um desafio contra o tempo e contra o desconhecimento. Esperamos que o Papiro Anastacius V, um documento tão antigo e tão valioso, seja lido, compreendido e respeitado o mais breve possível. A especialização de engenheiros de segurança e a profissão dos técnicos de segurança do trabalho foram regulamentadas somente em 27 de novembro de 1985, e essa data foi instituída como um dia para parabenizar e valorizar esses especialistas e, principalmente, para também conscientizar sobre os cuidados com a segurança nos ambientes de trabalho e na vida. Passados quase 30 anos, resumimos em uma frase toda a dedicação e o comprometimento de quem zela pelo bem-estar coletivo: obrigado por fazerem a diferença todos os dias!

José Luís Câmara
Especialista em saúde e segurança do trabalho
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...