segunda-feira, 14 de maio de 2018

Projeto da Paraíba que monitora o uso de EPI é selecionado para etapa Nacional do Inova SENAI


Um projeto desenvolvido por alunos e instrutores do Departamento Regional do SENAI da Paraíba foi selecionado para participar da etapa Nacional do Inova SENAI. Intitulado “SAFETY TOTAL”, o projeto consiste num aplicativo de celular que gerencia o uso do Equipamento de Proteção Individual pelos trabalhadores.

Com isso, o projeto que já havia sido classificado na etapa estadual do Inova SENAI em 2017 receberá aporte financeiro para que o protótipo seja aperfeiçoado, e os representantes da equipe terão uma mentoria virtual.

O SAFETY Total foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada pelo Instrutor Educacional do SENAI Prof. Stenio Lopes, José Luiz do Nascimento, com os alunos Tiago Araújo e Kayo Roger Alexandre Henriques, e ainda com a participação das alunas do CITI, Paula Ingred Marques e Ingrid Gomes da Silva.

O aplicativo gerencia o uso do EPI pelo trabalhador através de um sensor que será implantado nos equipamentos de proteção individual, o objetivo é detectar a usabilidade dos mesmos. Com isso os responsáveis pela área de Saúde e Segurança das empresas poderão controlar em tempo real, através do APP instalado no smartphone, o uso dos EPIS de cada trabalhador, desde a entrada até o fim do expediente na empresa.

A ferramenta tem como proposta minimizar os acidentes de trabalho, já que muitos profissionais não utilizam com regularidade os equipamentos, que são indispensáveis para a segurança e o bem-estar, e até mesmo para a preservação da própria vida deles.

O SAFETY TOTAL foi desenvolvido no ano passado sob a orientação da Unidade de Educação Profissional do Departamento Regional do SENAI da Paraíba e teve início no Desafio Senai de Projetos Integradores, que é uma estratégia educacional, onde os alunos devem prover soluções inovadoras para atender as demandas das indústrias. O Projeto foi eleito o melhor, dentre todos apresentados na Categoria Processo Inovador na Etapa Estadual do Inova SENAI que aconteceu durante a Olímpiada do Conhecimento no mês de outubro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...