quinta-feira, 24 de maio de 2018

SMS dispõe de serviço de referência para o cuidado e tratamento da saúde do trabalhador


Por Rebeka Paiva

Desenvolver ações de fiscalização dos ambientes e processo de trabalho e realizar atendimentos especializados aos trabalhadores. Assim funciona o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), serviço da Secretaria Municipal de Saúde para a promoção e prevenção da saúde do trabalhador. O setor funciona dentro do Centro de Atenção Integral à Saúde de Jaguaribe (Cais- Jaguaribe).

Kléber José, coordenador do centro, explicou que o serviço compõe um papel importante na rede SUS, uma vez que traz um olhar para relação saúde-doença-trabalho. “É através das ações de vigilância em saúde do trabalhador que podemos intervir nas condições de riscos, buscando eliminá-los, controlá-los e atenuá-los, evitando assim novos adoecimentos. Além disso, mediante o estabelecimento do nexo causal podemos garantir laudos, atestados e pareceres para que o trabalhador busque no âmbito da previdência social e/ou até mesmo na justiça do trabalho resguardar seus direitos sociais”, explica.

O Cerest oferta a assistência junto aos serviços de saúde, seja na Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) ou rede de urgência e emergência hospitalar, dependendo do caso do trabalhador.

“Após estabilizado e assistido pelos serviços de saúde, diante a necessidade de investigar se aquele adoecimento advém ou não do trabalho, o usuário é encaminhado para o Cerest com os laudos, pareceres, exames e atestados para subsidiar no processo de investigação e encaminhamento caso haja necessidade de referenciar o trabalhador para realização de algum exame ou consultas”, ressalta Kléber José.

Atendimento – Para ser atendido pelo Cerest, o trabalhador precisa apresentar Cartão do SUS, xerox de exames, atestados, laudos e pareceres médicos já realizados na rede de saúde pública e/ou privado, comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovantes de afastamentos previdenciários. Esses documentos têm como finalidade municiar a equipe técnica de informações necessárias para emissão de parecer que é a confirmação da relação saúde-doença-trabalho.

No centro, o atendimento é realizado em duas consultas. Na primeira, o trabalhador é atendido por profissionais como fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, que realizam a escuta qualificada sobre a história do trabalho e da doença. No segundo atendimento, o trabalhador é recebido pelo médico do trabalho, que munido da história ocupacional e clínica passa a aprofundar os processos de investigação a partir dos protocolos clínicos.

“Uma vez confirmado, emite-se a comunicação de acidente de trabalho, parecer e laudo médico para fins de direitos do trabalhador, bem como, sinaliza o desenvolvimento das ações de vigilância em saúde do trabalhador na perspectiva da promoção da saúde e prevenção de acidentes e doenças relacionadas”, explica o coordenador.

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador também desenvolve atividades de fiscalização direcionadas a prevenção e promoção da saúde. Essas ações incluem: parceria com a Vigilância Sanitária sobre condições insalubres de trabalho; inspeções nos ambientes e processo de trabalho a fim de evitar danos à saúde dos trabalhadores; investigação de mortes por acidentes de trabalho, articulando a rede de proteção através do Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, envolvendo as representações sindicais e suas centrais; e notificação de acidentes de trabalho.

Serviço – O Cerest realiza em média 40 atendimentos mensais. Além de João Pessoa, o espaço realiza acolhimento e ações conjuntas com 64 municípios da Paraíba localizados no litoral norte e sul, brejo e parte do agreste.

Para o agendamento da consulta, o usuário deve ligar para o número 3218-7114 ou ir pessoalmente da sede, que fica na Rua Alberto de Brito, SN, bairro de Jaguaribe – dentro do Cais Jaguaribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...