sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vários eventos para Engenheiros e TSTs acontecem em novembro

Em novembro, entidades de todo o país realizam eventos em comemoração ao Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho, 27 de novembro. A SOBES (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança), juntamente com a SOBES-RIO, realizará, no dia 24, um workshop sobre Trabalho Decente no Brasil. Também no dia 24, o SINTEST-PB (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba) realizará o II Encontro dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Paraíba. Confira no final da matéria os eventos que acontecerão na Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
História
Em 27 de novembro de 1985, a Lei nº 7.410 regularizou as profissões de Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho. A partir de então, nesta data é celebrado o dia destes profissionais que buscam incansavelmente reduzir os riscos de acidentes de trabalho. Engenheiros e Técnicos já desempenhavam suas funções muito antes da regulamentação, mas a lei definiu regras para a formação destes profissionais. Foi criada a especialização em Engenharia de Segurança e ficou definido que, para se exercer a função de Engenheiro de Segurança do Trabalho, é necessário cursar a graduação em Engenharia e depois se especializar com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho.
O Técnico de Segurança do Trabalho (TST) precisa estar sempre atualizado quanto às legislações vigentes e atento aos riscos das atividades laborais. Ele deve orientar os trabalhadores sobre o valor da cultura prevencionista e as consequências dos acidentes de trabalho. Entre as funções do TST estão: participar da elaboração e implementação de políticas de Segurança do Trabalho, desenvolver ações educativas com o objetivo final de eliminar danos à saúde do trabalhador, orientar quanto ao cumprimento das Normas Regulamentadoras e ao uso de Equipamentos de Proteção Individual, estar ciente dos riscos ligados às funções de cada empregado e identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
O objetivo do Engenheiro de Segurança também é preservar a vida dos trabalhadores. O trabalho deste profissional é prevenir os riscos em obras, fiscalizando e orientando para garantir qualidade e segurança. Entre suas competências estão: supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho; estudar problemas de controle de risco, de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento; e inspecionar locais de trabalho, delimitando áreas de periculosidade.
A presidente da SOBES, Marlise de Matosinhos Vasconcellos, ressalta a importância dos Engenheiros de Segurança para garantir um ambiente de trabalho seguro. "O ambiente de trabalho sem riscos é fator primordial para a qualidade de vida de qualquer indivíduo. O profissional de Engenharia de Segurança é um dos pilares para a promoção da segurança e saúde do trabalhador, sempre buscando a melhoria das condições de trabalho, que é um direito de todos", afirma.
Confira alguns eventos programados em todo o país em comemoração ao Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho:
Bahia:
O SINTESB comemorará a data no dia 28 de novembro, em Salvador, com um Encontro Estadual na Fundacentro/BA pela manhã e, à tarde, na Casa dos Comerciários de Salvador, os 26 anos da Lei 7.410/1985, avanços e desafios da profissão, serão discutidos. Informações:sintesb@sintesb.org.br.
Mato Grosso do Sul:
A ANEST e sua filiada ASMEST farão um Ciclo de Palestras, no dia 26 de novembro, com o tema "A importância da Engenharia de Segurança do Trabalho na gestão empresarial do FAT/SAT e NTEP", no auditório do Crea-MS, em Campo Grande. Informações: (67) 3327-3214.
Paraíba:
O SINTEST-PB realizará, no dia 24 de novembro, em João Pessoa, o II Encontro dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Paraíba. Informações: (83) 8895-0450/8880-2736 ou sintest.pb@oi.com.br.
Paraná:
O SINTESPAR realizará os eventos:
24 a 26/11 - Curitiba: III Seminário Segurança e Saúde no Trabalho
26/11 - Curitiba: Ato público na Praça Santos Andrade
27/11 - Londrina: Almoço de confraternização
Informações: (41) 3363-4152 ou sintespar@yahoo.com.br
Rio de Janeiro:
No dia 24 de novembro, a SOBES e a SOBES-RIO realizarão, em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/RJ), a Fundacentro e o Centro Estadual do Rio de Janeiro, um workshop sobre Trabalho Decente no Brasil. O workshop acontecerá no primeiro dia do Fórum sobre o Trabalho Decente no Rio de Janeiro. No final do evento, será comemorado o Dia do Técnico e do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Informações: (21) 2509-7030/2242-2278 ou sobes@sobes.org.br.
Rio Grande do Sul:
A ARES realizará o IX PREVESST - Encontro Sul-Rio-Grandense de Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho, nos dias 28 e 29 de novembro, em Porto Alegre. Informações: (51) 3222-9240.
O SINDITESTRS promoverá os seguintes eventos:
19/11 - Pedro Osório: Encontro técnico abordando o tema: Saúde e Segurança do Trabalhador
26/11 - Santa Maria: 3º Encontro dos Profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho da Região Central do RS
27/11 - Porto Alegre: Almoço de confraternização
Informações: (51) 3221-7120 ou sinditestrs@sinditestrs.org.br
Santa Catarina:
A ACEST vai realizar um ciclo de palestras, no dia 25 de novembro. Informações: (48) 3028-2652 ouacest@acest.org.br.
São Paulo:
O SINTESP realizará um Café da Manhã, no dia 25 de novembro, em São Paulo, em comemoração à data. Informações: (11) 3362-1104 ou eventos@sintesp.org.br.
Ilustração: Beto Soares/Estúdio Boom
Fonte: Redação Revista Proteção

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...