sexta-feira, 30 de maio de 2014

Evento busca conscientizar para reduzir acidentes de trabalho em Uberlândia - MG

Leonardo Leal Repórter

Cerca de 500 acidentes graves de trabalho foram registrados em Uberlândia nos dois últimos anos, segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

 A coordenadora do órgão, Sílvia Magalhães Fonseca, disse que a maioria dos casos ocorre no setor da construção civil. Com o objetivo de desenvolver uma cultura de prevenção de acidentes e, consequentemente, reduzir este número, o evento Virada em Saúde e Segurança do Trabalho será realizado, nesta sexta-feira (30), na praça Tubal Vilela, no Centro, das 8h30 às 19h.

De acordo com Sílvia Fonseca, o caso mais recente de acidente de trabalho na cidade ocorreu no dia 31 de março deste ano e ocasionou a morte de um pedreiro. Ele sofreu um soterramento quando trabalhava em uma vala de tubulação de um galpão, no Distrito Industrial, na zona norte. “Na construção civil, os casos graves de acidente de trabalho ocorrem pela falta de medidas de segurança, como o uso de equipamentos de proteção individual”, disse.

A coordenadora disse que também dividem a lista os acidentes com material biológico envolvendo profissionais de saúde e os que ocorrem no trajeto de ida ou vinda ao local do trabalho em diferentes setores.

Dentre as ações da Virada em Saúde e Segurança do Trabalhador estarão palestras, aferição de pressão arterial, medição do nível de glicemia e exibição de filmes sobre prevenção de acidentes. “Queremos conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se cultivar uma cultura de segurança e melhorar as condições ambientais e de organização dentro da premissa ‘trabalhar sim, adoecer não’”, afirmou Sílvia Fonseca. Ela disse também que o evento faz parte do Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador do Triângulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...