segunda-feira, 12 de maio de 2014

Saiba mais sobre o que é ginástica laboral

Ilustração Beto Soares/Estúdio Boom

Fonte: Paraná Online

Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho.

Atualmente não somente as grandes empresas, mas também as empresas de pequeno porte tem cada vez mais se atentado para a necessidade de cuidar da qualidade de vida de seus funcionários, pois a maioria dos trabalhadores acorda cedo e volta para a casa já a noite, não sobrando tempo algum para fazer academia ou praticar exercícios físicos.

Como consequência, esses funcionários adoecem mais facilmente, além de não se sentirem motivados consigo mesmo e como consequência isso influencia na produtividade também.

Dessa forma as empresas começaram a perceber isso, e foi a princípio denominada "ginástica de pausa para operários". Surgiu em 1925, na Polônia. Depois foi sendo aderida também em outros locais como a Holanda, a Rússia, a Bulgária, a Alemanha, etc.

Em 1928 chegou ao Japão, sendo aplicada nos trabalhadores dos Correios, e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se por todo o país.

Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria das condições dos trabalhadores. Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam diariamente.

Aqui no Brasil, cada vez mais empresas tem implementado esse programa, que na sua maioria é desenvolvido por fisioterapeutas ou professores de educação física, que vão até a fabrica ministrar essas pequenas "aulas" para os funcionários.

A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.

Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador, ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por superutilização. Já trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, precisam corrigir problemas posturais e compensar esforços repetitivos.

Do ponto de vista do empregador, diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa. Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.

Portanto, se você é empresário e possui empregados trabalhando para você, pense na possibilidade de aumentar a qualidade de vida deles, e por consequência melhorar o clima e a produtividade de sua e empresa.

André Pajé, atleta, ex-campeão paranaense de fisiculturismo e árbitro internacional da Federação Mundial de Musculação e Fitness.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...