sábado, 10 de maio de 2014

I Seminário de Segurança do Trabalho em Palmeira dos Índios - AL


Aconteceu, nessa quarta-feira (7.5.), na cidade de Palmeira dos Índios, o I Seminário de Segurança do Trabalho - promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAL) do referido município, em parceria com o TRT de Alagoas. O evento tratou do tema “A importância do Trabalho Seguro".

O diretor do Instituto, Carlos Guedes, expressou sua satisfação em poder reunir entidades públicas e privadas em torno do objetivo de disseminar conhecimentos para engajar o cidadão em uma postura prevencionista e fortalecer laços institucionais. “Sentimo-nos honrados com as parcerias realizadas com instituições de credibilidade para a promoção de informação”, colocou.

Em prosseguimento, a juíza do Trabalho de Palmeira dos Índios, Carolina Bertrand, fez uso da palavra. Ao cumprimentar os presentes, manifestou contentamento pela presença de todos e focou seu discurso na importância da melhoria das condições de vida no que concerne à saúde do trabalhador com especial atenção para a prevenção de acidentes. “A informação é uma aliada para contribuir com o avanço das relações de trabalho e, consequentemente, colaborar para a saúde dos trabalhadores. Por isso, o TRT/AL veio à sociedade trazer informações visando à preservação de vidas”, concluiu.

Em seguida, o presidente do Sindicato dos Lojistas de Palmeira dos Índios (Sindilojas), José Gildo, ressaltou a importância de ser um dos parceiros do Seminário, bem como do efeito social originado pela transmissão dos conteúdos. “Estamos sempre à disposição das Instituições para apoiar iniciativa dessa natureza”, enfatizou.

Logo após, foi realizada a primeira palestra da noite por Jesimiel Pinheiro Cavalcante (engenheiro e professor do IFAL), que explanou sobre a Legislação de Segurança do Trabalho, detalhando aspectos como direitos e deveres, higiene e conforto no ambiente laboral, periculosidade, comunicação de acidentes, indenização e normas reguladoras.

Pinheiro ainda apresentou dados estatísticos com sinistros e chamou atenção par o alto índice registrado em 2012. “Foram mais de 705 mil acidentes de trabalho no Brasil. Isso não é probabilidade, é estatística. O país precisa atentar para a importância da prevenção de acidentes”, destacou.

A segunda conferência do Seminário foi apresentada por Michelly Siqueira Cavalcante (enfermeira do trabalho e professora do IFAL), que discorreu sobre o tema “Saúde do Trabalho e Qualidade de Vida”. Essa palestrante embasou sua abordagem na relação entre fator de adoecimento e trabalho. Assim, discorreu sobre Normas Reguladoras, com destaque para a NR7 que estabelece a promoção da saúde do trabalhador por meio de exames médicos (periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional) além de aspectos de riscos ambientais, medidas de primeiros socorros e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT).

A qualidade de vida no trabalho foi enfatizada como grande benefício para todos, pois, de acordo com Siqueira, tanto empregador como empregado saem ganhando com a adoção de medidas desse tipo. “O PQVT gera uma organização mais humanizada, além de promover satisfação no trabalho com aumento da autoestima. Ademais, pessoas saudáveis correspondem à corporação saudável”, arrematou.

A palestra que encerrou o evento foi proferida por Antônio José Plácido De Mello (professor do IFA), com abordagens acerca de atos inseguros, pirâmide de acidentes, riscos químicos, biológicos, ergonômicos e ambientais. Mello informou que o número de acidentes de trabalho em Alagoas compilados de 1990 a 2011 foi de 5993. Diante dessa constatação, colocou que não é possível ignorar esses dados, e aduziu: “ Vale muito mais incentivar a prevenção de acidentes, afinal o retorno com os custo para prover segurança é bem maior, pois vidas são preservadas, além do que isso evita indenizações, bem como ações trabalhistas que acarretam despesas de elevado valor”, explicou.

Compuseram a mesa de abertura , Carlos Guedes (diretor do IFAL), Carolina Bertrand (juíza do trabalho de Palmeira dos Índios e presidente do Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro), José Gildo (presidente do Sindilojas daquele município) e Antônio José Plácido (professor do IFAL).

Fonte: Ascom/TRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...