quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Comitê de Prevenção a Acidentes com Motociclistas servirá de modelo para SP

Dando continuidade às atividades do Comitê de Prevenção a Acidentes com Motociclistas (CPAM), o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, recebeu a representante do movimento nacional ‘Não Foi Acidente’, Lourdes Nunes. Ela veio acompanhar os trabalhos realizados pelo Comitê e levar a ideia pioneira a São Paulo.


“O projeto desenvolvido pela unidade de saúde em parceria com os órgãos de trânsito é fantástico. A iniciativa de ir aos leitos conscientizando os pacientes, sem dúvidas, contribuirá para a redução do número de egressos. Levarei o modelo para os hospitais de Campinas, em São Paulo”, frisou.

Lourdes Nunes perdeu seu filho num grave acidente de trânsito em 2001, em São Paulo, e procurou forças para ajudar outras vítimas. Luís Antônio Nunes Aceto e a namorada, Eveline Soares Rossi, estavam viajando em uma motocicleta quando um carro BWM, dirigido pelo cantor sertanejo Renner, vinha em sentido contrário, em alta velocidade, atravessou a pista matando-os. A partir de então, ela viaja por todas as capitais e, aliada aos órgãos de trânsito, expõe sua experiência com o objetivo de contribuir para minimizar as estatísticas.

Atualmente, 55% dos leitos ocupados no Hospital de Trauma são por vítimas de acidentes de moto e esses casos exigem tratamentos complexos e caros. O trabalho desenvolvido na unidade hospitalar é para conscientizar o próprio sequelado. “Não queremos que esses acidentados voltem para o Trauma como vítimas do trânsito. A nossa luta é pela vida”, esclareceu o diretor técnico do Hospital de Trauma de João Pessoa, Edvan Benevides.

CPAM - O Comitê de Prevenção de Acidentes com Motocicletas foi idealizado após uma discussão realizada no Hospital de Trauma, no último dia 25 de setembro, quando foi discutida a questão. Na ocasião, foi firmada uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Detran e BPTran. As atividades do comitê são realizadas todas as quartas-feiras e seus integrantes se reúnem mensalmente, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, para avaliação.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...