segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Médico leva prevenção do câncer de próstata para canteiro de obras

Operários receberam informações sobre o exame preventivo em Bauru, SP.

Do G1 Bauru e Marília

Palestra em canteiro de obras orientou sobre câncer na próstata (Foto: Reprodução/TV TEM).
Responsáveis por um canteiro de obras em Bauru (SP) levaram até a construção uma palestra para conscientizar os operários sobre a importância da realização do exame de próstata. A campanha "Novembro Azul" tem o objetivo de orientar que o procedimento é rápido e pode salvar uma vida.

Durante uma hora, os 110 funcionários trocaram os tijolos e cimento por conhecimento e prevenção. “No canteiro de obras, 100% dos funcionários são homens e aproveitamos o gancho da campanha para trazer a preocupação de fazer o exame para o grupo como alerta e também para que eles dediquem atenção à saúde do homem de forma geral”, explica o engenheiro civil, Fabiano Baracate.

O câncer de próstata deve matar 12 mil brasileiros só em 2014. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas caso o preconceito ainda não fosse grande quando o assunto é o exame. O operador de máquinas José Horácio Sobrinho conta que descobriu da pior maneira as consequências de não fazer o exame. Ele foi diagnosticado com câncer aos 49 anos e há cinco meses foi submetido a uma cirurgia de retirada completa da próstata. “Todas as pessoas que encontro tento conversar para que eles não passem pelo o que eu passei. Temos que ir atrás de médicos e se informar sobre a doença”, ressalta.
saiba mais

No canteiro de obras Bauru-SP, metade dos homens nunca foi a um urologista. “Ainda existe um constrangimento grande sobre o assunto e isso pode ser provado já que nenhum deles fez perguntas. No entanto, assim que acabou a explicação, vários deles me abordaram de canto para tirar dúvidas”, afirma o médico urologista, Carlos Alberto Monti Gobbo.

Em Bauru, o resultado do exame sai em 24 horas e os postos de saúde fazem agendamento com urologista do ambulatório médico de especialidades para acompanhamento dos participantes que apresentarem níveis de PSA que indiquem necessidade de outros exames. Os interessados em realizar o exame  deverão estar munidos de documentos pessoais e cartão do SUS.

Usado como complemento para o diagnóstico da presença de câncer de próstata, o PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata. O AME Bauru fica na rua Rubens Arruda, quadra 7, ao lado do Pronto-Socorro Central.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...