segunda-feira, 21 de março de 2011

Mineração X Saúde do trabalhador


Boa Noite ao Grupo !
Neste momento estou teclando de Taperoá, vindo de Juazeirinho, Junco do Seridó e Assunção, cidades do Estado da Paraíba, local onde existe a extração do caulim e confesso que estou chocado com alguns dados levantados, com relação a saúde ocupacional destes trabalhadores.
Em Assunção tem em media de 500 a 600 trabalhadores informais e  Junco por volta de 800 pessoas, mas o problema não está ai e sim na quantidade de óbitos por pneumoconiose, silicose, tuberculose e câncer com estes trabalhadores, mas em nenhum deles relacionados ao trabalho, pois segundo um funcionário da secretaria de saúde de um dos municípios visitados, se a causa estiver relacionado ao garimpo, a família vai ter dificuldade para receber a pensão, então é colocado como morte natural e como agricultor, só que a média de idade está entre 35 e 50 anos, só de uma família já morreram 10 pessoas, pelos fatos citados.
Mas vamos em frente, temos muito a saber ainda, é o nosso trabalho de conclusão do curso de engenharia de segurança do trabalho.
Grato
José Arivalter

Recemos a seguinte mensagem:

Jose Arivalter deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mineração X Saúde do trabalhador":

Bom dia Laercio !

Mas para vc saber acabei de mandar uma mensagem para a Rede Record sugerindo uma matéria sobre o assunto com os trabalhadores da região, até porque as mortes são muitas e as condições de trabalho são precárias.

Conversei com médicos da região, trabalhadores, hospitais, empresários, empresas, secretaria de saúde e etc. Estou tentando junto a OIT fazer também uma denuncia, já que o Brasil esta fazendo um acordo com os EUA para o trabalho decente, então vamos fazer valer este direito.

Grato amigo

Um comentário:

  1. Bom dia Laercio !

    Fico feliz pela divulgação do email que mandei ao grupo, pena que após não conseguir mais este email, acredito que por ter usado uma lan house da cidade, bixou e perdir o email e fiquei fora do grupo kkkkk

    Mas para vc saber acabei de mandar uma mensagem para a Rede Record sugerindo uma materia sobre o assunto com os trabalhadores da região, até porque as mortes são muitas e as condições de trabalho são precarias.

    Conversei com medicos da região, trabalhadores, hospitais, empresarios, empresas, secretaria de saude e etc. Estou tentando junto a OIT fazer também uma denuncia, ja que o Brasil esta fazendo um acordo com os EUA para o trabalho decente, entao vamos fazer valer este direito.
    Grato amigo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...