sábado, 12 de maio de 2012

ANIVERSÁRIO FENATEST - 20 ANOS




DIA 10 DE MAIO - ANIVERSÁRIO DA FENATEST

1992 - 2012

Já se passaram vinte anos, quando a Federação foi fundada com seis sindicatos de técnicos de segurança do trabalho em Vitória - ES.

Dificuldades financeiras enormes haviam naquela época, e tampouco estávamos filiados a CNTC, e mesmo assim, precisávamos naquele momento, mobilizar a categoria, congregar os sindicatos, participar da fundação de vários sindicatos nos estados que não tinham. Foram realizados vários cursos pela Federação para podermos sobreviver, mesmo assim, o pouco que se arrecadava ia embora rapidamente. Sem apoio, sem patrocínio, sem receber mensalidades dos filiados, pois também se encontravam com dificuldades (totalmente compreensível).

Tínhamos ainda a missão, de estar representados em praticamente todos os eventos nacionais e regionais sobre segurança e saúde no trabalho, para levar ao conhecimento da categoria e das entidades e instituições o nome FENATEST e o que ela representava para os sindicatos filiados e para a categoria.

Realizamos também nesse período eventos pela Federação, mesmo com as dificuldades financeiras e com muito pouco patrocínio, pois éramos totalmente desconhecidos, uma entidade nova e havia certo receio em investir e acreditar na Federação. O governo tais como a SST/MTb convidava-nos para participar de atividades, revisões de normas, eventos, cursos, etc., bem como a Fundacentro, que até os dias de hoje nos prestigia e é a nossa eterna parceira.

Foram tantas as dificuldades e as barreiras, mas tínhamos um sonho e precisávamos de toda forma concretizar esse sonho, ou seja, de agregar e de receber os pedidos de filiação dos sindicatos. Levar o nome da FENATEST para todo o Brasil e fazer com que ela fosse reconhecida internacionalmente, como hoje o é, era a missão de toda a Diretoria da Federação.

Nessa trajetória houve várias vitórias e as adesões que não paravam de chegar. Mas, mesmo encontrando dificuldades, enfrentávamos essas barreiras com muita garra e, continuávamos em nossa luta, em busca desse nosso ideal e desse nosso sonho, juntamente com toda a nossa Diretoria.

Foram audiências na Presidência da República, com vários Ministros de Estado, no Congresso Nacional com vários parlamentares e lideranças do Congresso e com os Presidentes da Câmara e do Senado. Frequentamos também a esfera do Judiciário, tais como o Supremo Tribunal Federal, Procuradoria Geral da República, Tribunais de Justiça, sempre levando o nome da Federação e defendendo os interesses da categoria nacionalmente.

Por outro lado, havia o sistema Confea/Crea que encaminhou inclusive Ante Projeto de Lei ao Ministro do Trabalho, para revogar o artigo 3º da Lei 7.410/85, forçando a barra e tentando convencer o executivo, que os registros dos técnicos de segurança do trabalho, deveriam ser expedidos por aquele sistema. Foi briga dura, principalmente nos bastidores, que a categoria nacionalmente, nem sonha e tampouco imagina como foi esse conflito, onde saímos vitoriosos.

Demos a nossa parcela de contribuição em diversas oportunidades, nas Conferências Nacionais e Estaduais de Saúde, promovidos pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias de Saúde de vários Estados. Nas revisões de várias Normas Regulamentadoras junto ao Ministério do Trabalho, tais como a NR-5, NR-9, NR-12 (Anexos I e II), NR-13, e a nossa participação também, na elaboração da lei sobre o PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador e em tantos outros estudos e pesquisa, sempre dando a nossa parcela de contribuição voluntária e cidadã junto ao Estado.

Fundação da FENATEST: 10 de maio de 1992

Sindicatos dos Estados Fundadores: BA, ES, MG, RJ, SE e SP.

Algumas atividades desenvolvidas:


Organizar a FENATEST - Representatividade oficial, legal e nacional da categoria profissional dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

Auxílio, apoio, acompanhamento e presença nas fundações dos Sindicatos nos Estados.

Auxiliamos na Organização e Divulgação dos Sindicatos

Hoje estamos organizados em Sindicatos em todos os Estados do Brasil e Distrito Federal, todos afiliados à FENATEST.

Realizado e Organizado conjuntamente com a FENATEST, ANEST, ANAMT, ANENT, DRT/SP, FUNDACENTRO, SSST/MTb e Ministério do Trabalho, pela primeira vez no Brasil, o I Seminário Nacional Sobre o SESMT, em 1994 - Brasília – DF, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Representação no Conselho Deliberativo da FUNDACENTRO

Representação como membro na CTPP - Comissão Tripartite Paritária Permanente.

Representação como membro na CT-SST - Comissão Tripartite de Segurança e Saúde no Trabalho

(Defendendo nessas Comissões sempre os interesses dos trabalhadores, da categoria e dos demais profissionais da área )

Realização de Eventos Internacionais com apoio e presença da OIT Brasil / Suíça.

I, II e III Congresso Internacional de Segurança e Saúde do Trabalhador

Fundação do CONFETEST em Brasília - DF, com a presença de 22 Sindicatos Estaduais.

Auxiliamos os Estados a fundar os CORETEST

Participamos da revisão e elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais na Área da Segurança e Saúde no Trabalho - juntamente com MEC e MTE

Participamos da revisão e elaboração da nova Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) da família: Técnico de Segurança do Trabalho, em suas etapas de descrição, validação e co-validação.

Derrubamos com muita luta, a tentativa de aprovação da NR-4 (SESMT), que iria terceirizar e até mesmo quarterizar esse Serviço, através de SESMT Compartilhados,  Externos e outras armadilhas prevista nesta tentativa de reforma.

- Representação da categoria na Diretoria da CNTC - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, através da FENATEST, pela primeira vez na história dessa Confederação. Eleição realizada no ano 2000. Chegamos a ocupar posteriormente a Secretaria Geral desta Confederação que é a maior confederação de trabalhadores da América Latina.

- Diretoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Central Sindical: Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB.

- Vice-presidência do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP.

- Representação no Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA.

A Presidência e sua Diretoria, não se impressionam com discursos caluniosos e demagogos, pois a Federação é super representativa e reconhecida nacionalmente e internacionalmente, fruto de um trabalho de muita luta dedicação, solidariedade, trabalhos voluntários, colaborador eventual junto a vários Ministérios e Fundacentro, participação e o mais importante, o que norteou o crescimento e o fortalecimento de nossa entidade, foi o espírito de irmandade entre os seus membros e o sindicalismo cidadão e democrático, pois o Presidente apenas conduz e dirige. Quem realmente decidi e propõe os rumos e os princípios ideológicos, somando-se as estratégias e aprovação dos planos de trabalho, é o Conselho de Representantes, composto pelos Presidentes de todos os Sindicatos Filiados, que é soberano e tem autonomia para decidir e agir.

Nesta data comemorativa, gostaríamos de agradecer o apoio da CNTC, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, OIT de Brasília e Genebra, Entidades de Profissionais da Área de Segurança e Saúde no Trabalho, ABPA, FUNDACENTRO/CTN/SP, Fundacentro Regionais e de todas as SRTs.

Um agradecimento especial para toda a nossa categoria, que nos proporcionaram nesses anos todos, com as suas ações e considerações com relação a nossa entidade maior. Agradecer a ajuda e a contínua solidariedade desses nossos representados por todo o Brasil.

Agradecemos também as demais pessoas, entidades, instituições, categoria e as Revistas Especializadas na Área, tais como a Revista CIPARevista Proteção e Revista Meio Ambiente Industrial, que sempre colaboraram e que acreditaram em nossa Federação, não se esquecendo também dos nossos parceiros e amigos que sempre colaboram conosco.

Os nossos agradecimentos a CTB, aos nossos afiliados por todo o Brasil (Sindicatos Estaduais de Técnicos de Segurança do Trabalho filiados) e Diretorias e, em especial a nossa fiel e leal Diretoria da FENATEST.

Temos muito trabalho pela frente e pretendemos continuar a nossa jornada com a ajuda dos amigos!

A. Marize de Menezes - Diretora de Promoção Social da FENATEST

P A R A B É N S !    FENATEST

Um comentário:

  1. Parabéns a FENATEST, que continua a dar a sua parcela de contribuição a Segurança do Trabalho!
    O Brasil precisa muito disso!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...