domingo, 9 de janeiro de 2011

A influência social do transporte coletivo na vida da nossa comunidade.

Mangabeira a 27 anos da sua fundação soma ao longo desse tempo uma história de lutas e conquistas por melhorias. O bairro em sua maioria é composto por trabalhadores, desbravadores vindos do sertão paraibano que aqui fixaram residência com o objetivo de prosperarem junto com a Capital.

Com uma população estimada de mais de 120 mil habitantes, Mangabeira é um bairro que se desenvolve a cada dia em termos populacionais e econômicos em velocidade quase que igual. O bairro já é considerado maior que muitas cidades paraibanas, perdendo apenas para João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Patos, Cajazeiras e se tornou um celeiro de intelectuais, artistas, professores, médicos, policiais, comerciantes e tantos outros profissionais que ajudaram e continuam auxiliando no seu desenvolvimento.

A expansão demográfica e populacional trouxe para Mangabeira inúmeras vantagens e a tornou a “mina” dos olhos de investidores, transformando a avenida principal – Josefa Taveira – em uma rua quase que exclusivamente comercial. O bairro também concentra um grande número de órgãos públicos e privados como: O Sistema Prisional, Centro de Ensino da Policia Militar, Cehap, UEPB, Detran, Ipem, Hospital, Fórum, Cemitério, Banco, Colégio, Distrito Industrial e outros.

O crescimento desta unidade habitacional permite aos seus moradores uma boa prestação de serviços em vários segmentos, entre os quais se destacam as atividades das empresas de ônibus que circulam no bairro com o maior número de coletivo da grande João Pessoa. Dele dependem milhares de pessoas que se deslocam para as mais diversas atividades, tornando possível o desenvolvimento do nosso bairro e o próprio convívio entre cidadãos, desempenhando sua atividade com qualidade e credibilidade, isso faz com que o transporte de passageiros por ônibus muito mais do que uma simples atividade econômica seja uma imensa responsabilidade social. Observamos que as empresas operantes nos serviços de transporte em nossa comunidade têm a consciência dessa grande responsabilidade, buscam melhorias de seus serviços através do treinamento dos operadores, renovação da frota e da integração com a sociedade, os investimentos cada vez maiores permitem aos usuários maior comodidade e segurança nas viagens, tornando clara a influência social do transporte na vida da comunidade.   

Na visão dos especialistas da área de mobilidade urbana: “Numa sociedade justa, o transporte destes cidadãos dá sustentação às demais atividades econômicas e sobre tudo, é fator preponderante na melhoria da qualidade de vida da população. O setor também é apontado em pesquisas nacionais como a solução para o caos no trânsito”.
       
        O desenvolvimento sócio econômico do parque residencial Tarcísio de Miranda Burity, conhecido originalmente como “Mangabeira” deve-se em parte ao transporte urbano de passageiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...