quarta-feira, 25 de março de 2015

Auditores-Fiscais tratam sobre gestão de boas práticas trabalhistas na Paraíba

Em visita técnica ao Engenho Imaculada Conceição, no município de Duas Estradas, na região do Brejo, distante 120 Km de João Pessoa (PB), Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba – SRTE/PB trataram sobre “A gestão inovadora do empreendimento e suas boas práticas trabalhistas e socioambientais” no dia 4 de março. 
Os Auditores-Fiscais debateram sobre gestão e cumprimento dos dispositivos legais, Normas Regulamentadoras e tiraram dúvidas de empresários e empregados. Além disso, os Auditores-Fiscais e representantes de outros órgãos visitaram as dependências do engenho, conheceram o processo de produção da cachaça, o cultivo e o corte de cana-de-açúcar orgânicos.  
De acordo com o Auditor-Fiscal José Ribamar Gomes, a Seção de Saúde e Segurança da SRTE/PB pretende realizar ainda em 2015 outras visitas técnicas em vários setores de produção no Estado. “O objetivo é compartilhar experiências e iniciativas que podem provocar a melhoria no setor em várias frentes, como, por exemplo, bons resultados para as condições e meio ambiente de trabalho”. 
Ribamar explicou que as visitas técnicas na Paraíba buscam construir um diálogo social permanente com órgãos e entidades visando unir diversas áreas. “Realizamos ações integradas e compartilhadas de Saúde e Segurança no Trabalho com o objetivo de colaborar e trazer melhorias, sejam elas públicas, privadas ou de representação de classe”. 
O resultado, segundo o Auditor-Fiscal, são experiências bem sucedidas no setor rural, na construção civil e em ramos da indústria de transformação. “Experiências que demonstram que a sociedade, devidamente informada, organizada e atuando conjuntamente, funciona como um agente fundamental de transformação no mundo do trabalho”. 
Participaram ainda representantes do CPRR/PB; CPR/CGR e Grupo Rural da SRTE/PB.
Empresas que cuidam da saúde e segurança ocupacional dos seus funcionários serão contempladas com selo de reconhecimento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

A informação foi repassada durante reunião do CPR - CGR Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da cidade de Campina Grande e Região, nesta quinta-feira, 19/03, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, pelo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, Rodolfo Catão.

O Superintendente disse que as indústrias dos segmentos de transformação, agroindústria e da construção civil concorrem ao selo. Segundo Catão, o objetivo é reconhecer os bons trabalhos desenvolvidos pelas empresas em saúde e segurança que contribuam para a diminuição de doenças e de acidentes no ambiente de trabalho.

A agroindústria engenho Imaculada Conceição, que produz a cachaça Serra Limpa, instalada na região do Brejo paraibano, e a construtora Holanda, localizada na cidade de João Pessoa, serão as primeiras empresas contempladas com o selo do MTE.




Eli Almeida
Campina Grande/PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...