segunda-feira, 16 de março de 2015

Mortes em acidentes envolvendo motos crescem 339% na Paraíba

Em uma década, as mortes por acidentes envolvendo motos cresceram 339,5% na Paraíba. No ano de 2004, morreram 81 pessoas, enquanto no ano passado houve 356 mortes em colisões, capotamentos e atropelamentos com motocicletas. Os dados preliminares são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) registrado pelo DATASUS.
O Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTran) de João Pessoa e a 3ª Companhia de Policiamento do Trânsito (CPTran) de Campina Grande apreenderam, apenas no ano de 2014, quase 7,3 mil motos, motonetas e ciclomotores por diversas irregularidades. A imprudência na condução de veículos sobre duas rodas é uma das causas apontadas pelos órgãos de trânsito para o alto número de infrações praticadas e acidentes provocados, além das crescentes apreensões de motocicletas.
"Levando em consideração o aumento da frota, da quantidade de condutores e das apreensões e multas, o trabalho é proporcional a esse crescimento. Fazemos nossa parte, quem não faz é o condutor que insiste em desobedecer o código de trânsito. A gente trabalha para dar segurança, mas o número alarmante de acidentados não é culpa da fiscalização, é a conscientização da própria sociedade. A legislação está aí para protegê-los, sempre vem sendo reformulada procurando se adequar às infrações cometidas e acidentes sofridos e toda punição tem cunho educativo. Quando pesa no bolso é para o cidadão não cometer mais a infração", explica o comandante da Cptran, capitão Edmilson Castro.
Em João Pessoa, no ano passado mais 1,1 mil condutores foram autuados por conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança – sendo esta a principal infração cometida por estes usuários.
Segundo BPTran e CPTran, as infrações mais comuns flagradas nas blitze são a condução de veículo sem os documentos de porte obrigatório (art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro), condução de veículo não registrado e devidamente licenciado (art. 230, parágrafo V), direção de veículo usando calçado que comprometa utilização dos pedais (art. 252, IV).

Acidentes

No ano de 2014, pelo menos 1.453 acidentes com vítimas foram atendidos pela BPTran e CPTran em João Pessoa e Campina Grande. Na capital, do total de 2.660 acidentes, 1.178 envolviam motocicletas ou ciclomotores. Em Campina, foram 390 acidentes atendidos, sendo 275 envolvendo motos.

Educação no trânsito

A Divisão de Educação de Trânsito (DET) da CPTran realiza há quatro anos o projeto 'Uma Semana Transitando com Você' nas escolas de Campina Grande e cidades circunvizinhas. Em todo o ano passado, a campanha atendeu 22 instituições de ensino, instruiu 8,8 mil condutores através de campanhas educativas e contemplou 3,4 mil alunos.
Segundo o comandante do BPTran e idealizador do projeto 'Rolezinho Legal', coronel Almeida, os usuários de veículos sobre duas rodas terão atenção especial com a campanha de conscientização lançada neste sábado (14), no Parque do Povo em Campina Grande. O evento arrecadou alimentos para doação, prestou serviços de saúde e educação no trânsito, entre outros. "Inicialmente, estamos fazendo em João Pessoa e Campina Grande. Vamos levar o evento para toda a Paraíba, pois temos a ideia de que devemos promover o alcance a todos os usuários de motos", destacou o comandante.

Registro de 'Cinquentinhas' será fiscalizado

A partir de abril, o Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran-PB) vai começar a fiscalizar o emplacamento das chamadas motos “cinquentinhas”, com base na resolução nº 002/2015. O registro do modelo deve começar no início do mês de março, quando termina o prazo estabelecido para que o Detran/PB implante o sistema. Os municípios paraibanos ainda devem, através de decretos dos respectivos poderes executivos, regularmentar o emplacamento destes veículos.


Fonte: Araruna Online, com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...